Como 10 importantes marcas de veículos criaram seus emblemas icônicos!
Algumas marcas têm factoides (pequenos fatos) interessantes associados à criação de seu logotipo, enquanto outras só podem ser explicadas especulativamente. Venha conhecer essas 10 marcas importante para o mercado e a história por trás de seus logotipos tão conhecidos por todos nós amantes de carros!
Guia do Conteúdo
Conheça a história de 10 importantes marcas sobre a criação de seus emblemas!
Fabricantes de carros de luxo gastam fortunas agonizando com produtos como o novo 911 ou Lamborghini Revuelto, mas também gastam muito cultivando a imagem pública ideal, criando uma persona que ressoa com os clientes que a marca está tentando atrair.
O primeiro ponto de contato ao descobrir uma nova marca pela primeira vez é, sem dúvida, o logotipo da empresa, e enquanto alguns têm explicações básicas e sem graça por trás de seus logotipos e nomes de empresas – Ford, por exemplo, é bastante autoexplicativo – outros são mais interessantes.
Por exemplo, o logotipo da Fisker, que inclui um semicírculo superior em laranja e um semicírculo inferior em azul, representa o pôr do sol no Oceano Pacífico, enquanto as duas listras verticais no centro indicam que a empresa foi fundada por duas pessoas, Henrik Fisker e Berhard Koehler.
Vamos as marcas e seus logotipos (emblemas)
Veja agora as as 10 importantes marcas e seus emblemas.
Alfa Romeo
A montadora milanesa Alfa Romeo originalmente chamada simplesmente como A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) até 1915, quando o empresário Nicola Romeo assumiu o controle da empresa. Uma mais importantes marcas.

Antes e depois da chegada de Romeu, a empresa utilizou dois dos símbolos tradicionais do Milan para compor o escudo. À esquerda está a cruz do município, enquanto do lado direito representa a serpente que aparece no brasão da casa governante de Visconti.
Existem várias teorias por trás da escolha de incluir uma cobra, com algumas afirmando que isso se refere a uma lenda local sobre um dragão que atormentou a região no século V.
No entanto, de acordo com Jalopnik, a resposta oficial da Alfa Romeo é que a serpente não está comendo um homem (ou, como alguns sugeriram horrivelmente, uma criança), mas dando à luz oralmente, saindo um “novo homem, purificado e renovado”. assim como uma cobra se renova trocando de pele.
Além de um breve flerte com o logotipo vermelho e dourado (1946-1950) causado pelo bombardeio de um fornecedor, o logotipo manteve o mesmo esquema de cores básico em várias variações, mas no futuro, o homem logo será substituído para representar um futuro eletrificado.
Aston Martin
Como muitos outros fizeram, a Aston Martin atualizou seu logotipo várias vezes ao longo das décadas, mas o design básico permaneceu praticamente o mesmo. Como você deve saber, o nome vem da ocasião em que o co-fundador Lionel Martin venceu o Aston Clinton Hill Climb e venceu.

As asas, por outro lado, apareceram pela primeira vez em 1932, inspiradas nos escaravelhos da mitologia egípcia. Esses besouros eram vistos pelos egípcios como uma extensão do deus sol, simbolizando um novo começo. Uma mais importantes marcas.
O emblema foi afixado pela primeira vez no piloto Aston Martin LM1 e foi atualizado para incluir o nome David Brown algumas décadas depois. David Brown adquiriu a empresa em 1947 e adicionou seu nome ao logotipo em 1954. Ele permaneceu lá até que ele vendeu o Aston Martin Lagonda em 1972.
Audi
Esta é uma história bastante conhecida, mas vale a pena revisitar. O logotipo da Audi, representado por quatro anéis interligados, vem do fato de que a empresa que conhecemos hoje foi formada a partir dos restos de quatro montadoras separadas, Audi, DKW, Horch e Wanderer. Esses quatro se tornaram a Auto Union AG em 1932, o segundo maior grupo de fabricação de veículos na Alemanha na época.

O logotipo foi levemente atualizado em novembro de 2022.
Naturalmente, cada uma das quatro marcas tem a sua própria história, mas queremos focar especificamente no nome que conhecemos hoje. A empresa foi fundada por August Horch, e Horch obviamente não poderia usar seu próprio nome, pois já existia um concorrente com o mesmo título.
A solução foi traduzir o nome de Horch (uma palavra alemã que significa “ouvir!” ou “ouvir!”) Para o latim. Agora você sabe por que Audi é tão parecido com “áudio”. Uma mais importantes marcas.
Em 1965, a Volkswagen havia assumido e relançado a marca Audi, fundindo a Auto Union com a NSU Motorenwerke em 1968. Os outros resquícios de seu passado praticamente desapareceram, mas a nomenclatura Horch foi reutilizada pela Audi em um ultraluxuoso A8 em 2021.
Bentley
O mascote ornamentado ‘Flying B’ visto em alguns modelos da Bentley pode parecer o mais antigo, mas o design atual visto em um emblema bidimensional é na verdade o mais semelhante ao primeiro identificador. O chamado ‘Winged B’ foi projetado por um amigo do fundador W.O. Bentley, F. Gordon Crosby, que é descrito como “o mais famoso artista automobilístico dos anos anteriores à guerra”.

Ele supostamente surgiu com o Winged B como um meio de representar a alegria do movimento, mas também é bastante provável que a decisão tenha sido tomada em referência a W.O. O histórico anterior da Bentley em projetar motores para aviões. Notavelmente, Crosby deu a cada asa um número diferente de penas para torná-la verdadeiramente única e tornar a falsificação mais difícil.
BMW
A verdadeira história por trás do logotipo da BMW já foi abordada antes, mas vale a pena revisitá-la. Muitos supõem incorretamente que o logotipo da BMW também é inspirado na aviação, como pode ter sido o da Bentley, com o círculo supostamente significando pás de hélice giratórias. Que é uma mais importantes marcas.

A própria BMW propagou esse boato, e é por isso que muitos insistem em que seja preciso. Embora seja verdade que a BMW começou como fabricante de motores de avião – Bayerische Motoren Werke – o design é na verdade derivado das cores do estado da Baviera.
No entanto, não é uma cópia exata, pois as leis locais de marcas registradas da época proibiam expressamente o uso do brasão do estado em logotipos comerciais.
Cadillac
O brasão Cadillac vem do brasão de armas de Le Sieur de la Mothe Cadillac, o homem que fundou a cidade de Detroit em 1701. A ideia por trás da adoção desse nome em 1902 foi indicar à indústria a “coragem, iniciativa e habilidade que o explorador francês exibiu.” Ele apareceu pela primeira vez nos carros da montadora em 1905 e foi registrado como marca no ano seguinte.

Cadillac explica que a coroanne, ou coroa, simboliza as seis antigas cortes da França, enquanto as pérolas significam que a família descende dos condes reais de Toulouse. O escudo também implica uma família de nobreza e vem da forma dos escudos dos cruzados.
Os quarterlings mostram as armas da família Mothe, enquanto os pássaros, chamados “merlettes”, são adaptações do martin, mas sem bicos ou pernas. Preto e ouro significam sabedoria e riqueza. Uma mais importantes marcas.
Ferrari
A Ferrari é apenas uma das várias montadoras com um cavalo em seu distintivo e o sobrenome de seu fundador na porta, mas é certamente a mais famosa.

A história é que o fundador Enzo Ferrari conheceu a condessa Paolina Baracca em 1923 e sugeriu que ele adotasse o cavalo empinado usado no avião da força aérea italiana de seu filho durante a Primeira Guerra Mundial para dar sorte em seus carros de corrida. Francesco Baracca foi abatido e escolheu tirar a própria vida em vez de ser capturado, mas Enzo ainda persistiu.
O elemento amarelo do logotipo faz referência ao amarelo da bandeira de Modena, de onde veio Enzo. O S e F nas primeiras representações do escudo da Ferrari representavam Scuderia e Ferrari, significando Ferrari Stables. Uma mais importantes marcas.
Lamborghini
Todos sabemos que Ferruccio fundou sua empresa como rival direta da Ferrari, mas o formato do escudo também não foi coincidência. Antes de chegarmos a isso, o touro significa duas coisas.

Primeiro, o fundador Ferruccio Lamborghini nasceu sob o signo do zodíaco Touro, representado por um touro. Em segundo lugar, ele tinha paixão pelas touradas, e é por isso que tantos dos supercarros que saem de Sant’Agata têm o nome de touros famosos. Uma mais importantes marcas.
O design original mostrava um touro preto e branco em um fundo vermelho com um contorno preto. O esquema preto e dourado ao qual estamos acostumados hoje apareceu em 1972 antes de desaparecer em 1974, quando o design ficou monocromático. O esquema atual de tinta e áureo retornou em 1998.
Mercedes-Benz
Mercedes-Benz é uma mistura de Mercedes Jellinkek e Carl Benz. A montadora foi fundada por Benz e Gottlieb Wilhelm Daimler como parte da Daimler Motoren Gesellschaft, ou DMG. A empresa foi inicialmente conhecida como Daimler-Benz, mas depois que Gottlieb Daimler morreu, Emil Jellinek ingressou na empresa e ajudou a desenvolver o 35hp em 1900.

Ele deu ao carro o nome de sua filha, que recebeu o nome de sua mãe argentina. A empresa registrou o nome Mercedes no ano seguinte, e o nome latino gradualmente começou a encontrar um lar em vários outros veículos alemães.
A estrela de três pontas supostamente veio do desejo de transmitir domínio sobre a terra, o mar e o ar, porque os fundadores acreditavam que seus motores dominariam essas indústrias. Uma das mais importantes marcas.
Outras fontes afirmam que é porque Gottlieb enviou um cartão postal para sua esposa e marcou sua residência com uma estrela de três pontas. Independentemente disso, em 1926, este logotipo foi delimitado por um círculo quando a Daimler e a Benz se fundiram.
Porsche
O brasão da Porsche foi sugerido pela primeira vez como um selo de qualidade para o 356 em 1952 e sofreu poucas mudanças desde então. Diz-se que o brasão foi esboçado por Franz Xaver Reimspiess, que também teria desenhado o logotipo da Volkswagen em 1936.

O meio do desenho integra o cavalo do brasão de Stuttgart, enquanto o nome da cidade também é retratado. O vermelho e o preto que você vê são as cores do estado, enquanto os chifres estilizados vêm da crista de Wurttemberg-Hohenzollern. A inscrição PORSCHE na parte superior atua como uma espécie de teto que engloba todos esses elementos de design.
O nome, obviamente, vem do fundador Ferdinand Porsche. A estratégia de nomeação da marca, por outro lado, é muito mais complicada. Uma das mais importantes marcas.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
