10 motores mais icônicos da história automotiva

Se você é um apaixonado por carros, certamente sabe que o motor é o coração de qualquer veículo. E ao longo da história automotiva, alguns motores se destacaram por sua potência, desempenho e inovação. Neste artigo, vamos apresentar os 10 motores mais icônicos da história automotiva, que mudaram para sempre a forma como vemos os carros.

Prepare-se para conhecer máquinas que revolucionaram a indústria automobilística e ainda hoje são referência para engenheiros e entusiastas. Leia agora e se inspire com essas verdadeiras obras-primas mecânicas!

10 motores mais icônicos da história automotiva

Desde a invenção do primeiro carro movido a gasolina em 1885 por Karl Benz, a indústria automotiva tem sido uma das mais importantes, lucrativas e inovadoras do mundo. Ao longo de mais de um século, muitos ícones foram produzidos, desde indivíduos como Henry Ford, Enzo Ferrari e Ferdinand Porsche até as empresas que eles criaram e sobreviveram muito depois de morrerem.

Um dos elementos mais importantes de um carro é o motor, que é o coração pulsante do veículo. Sem ele, um carro seria apenas uma casca sem alma. Os motores vêm em formas e tamanhos variados, desde frugais cilindros a seis em linha, V12s monstruosos e tudo mais.

E como em tudo, nem todos os motores são iguais. Alguns provaram ser peças de engenharia não confiáveis, com pouca potência ou problemáticas que pertencem a um ferro-velho. Felizmente, muitos motores ficaram bons, resistiram ao teste do tempo e posam como motores icônicos que os verdadeiros redutores admiram e celebram. Veja abaixo os motores mais icônicos!

Quais são os 10 motores mais icônicos da história automotiva?

Aqui estão os 10 motores mais icônicos da história automotiva:

Chevrolet 350 Small-Block V8

O V8 de bloco pequeno 350 introduzido em 1967 com o Camaro 1967 é indiscutivelmente o melhor da série que durou até 2003. Ele construiu uma reputação por sua durabilidade, confiabilidade, facilidade de trabalho e recursos de alto desempenho, tendo alimentado Camaros e Chevelles, entre outros caminhões e carros da GM e suas subsidiárias, para um total de 100 milhões de unidades.

Chevrolet 350 Small-Block V8
O 350 Small Block V8 – Fonte/Reprodução: Chevrolet.

Ele continua sendo um motor popular entre os entusiastas de carros, frequentemente usado em restaurações e construções personalizadas. Um dos motores mais icônicos!

Chrysler Slant Six

O Chrysler Slant Six é um motor icônico produzido pela Chrysler Corporation de 1960 a 1987. Ele ganhou o famoso apelido de “A torre inclinada do poder” graças ao seu design inclinado em 30 graus, com o objetivo de fornecer aos estilistas uma linha de capô mais baixa e uma aparência elegante e esportiva.

Chrysler Slant Six
A torre inclinada do poder – Fonte/Reprodução: Chrysler

Apesar de seu posicionamento fora, o motor ganhou popularidade devido à sua eficiência de combustível, confiabilidade e som distinto em marcha lenta. Ele apareceu em muitos veículos da Chrysler, incluindo Dodge Dart, Plymouth Valiant e Dodge, proporcionando uma operação suave e silenciosa resultante de um design equilibrado e virabrequim de curso longo.

Além disso, é fácil de manter e reparar graças a um design simples entre os motores mais icônicos.

Honda F20C VTEC

A mania de modificar os motores Honda começou com a introdução da tecnologia VTEC nos motores da série B instalados no Civic, Integra e outros modelos na década de 1980. A tecnologia VTEC conquistou o coração de muitos entusiastas de carros graças à sua capacidade de produzir altos níveis de potência e torque, ao mesmo tempo em que melhora a eficiência de combustível.

Honda F20C VTEC
O F20C VTEC – Fonte/Reprodução: Honda.

Talvez a melhor implantação do VTEC tenha sido no motor Honda F20C, que impulsionou o carro esportivo Honda S2000. O motor de quatro cilindros naturalmente aspirado gira alto enquanto produz 124 cv por litro de cilindrada, a mais alta classificação de potência específica de qualquer motor naturalmente aspirado.

O motor também apresenta construção leve e de alta resistência, aprimorando suas capacidades de desempenho, elevando seu valor entre os motores mais icônicos.

Porsche Flat-Six

O motor de seis cilindros plano da Porsche é um motor de seis cilindros opostos horizontalmente que tem sido um elemento básico dos carros esportivos da Porsche por décadas. O design plano e compacto do motor permite que ele seja montado mais baixo no chassi do carro, melhorando seu centro de gravidade e características de manuseio. O motor estreou em 1963, equipando o lendário Porsche 911.

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Ao longo dos anos, o motor de seis cilindros da Porsche passou por inúmeras atualizações e melhorias, incluindo injeção de combustível, distribuição variável de válvulas e turboalimentação, o que ajudou a melhorar o desempenho e a eficiência.

Ele ainda é usado em muitos dos carros esportivos da Porsche, incluindo os modelos 911 e Boxster/Cayman, e é considerado um dos motores mais icônicos e amados da história automotiva. Um monstro entre os motores mais icônicos.

Toyota 2JZ-GTE

Um verdadeiro herói da década de 1990, o Toyota 2JZ-GTE continua sendo um dos motores mais icônicos já produzidos devido ao seu impressionante desempenho, confiabilidade e potencial de ajuste. O motor de seis cilindros em linha com turbocompressor produzia 320 hp e 43 kgfm de torque. Um poderoso entre os motores mais icônicos.

Toyota-2JZ-GTE
O 2JZ-GTE – Fonte/Reprodução: Toyota.

Ainda assim, com modificações, ele pode facilmente aumentar para 500 hp com internos de estoque e bem mais de 1.000 hp com internos atualizados. Isso o torna uma escolha popular para corridas de arrancada e outras aplicações de alto desempenho. O motor colocou o lendário Toyota Supra em um status de desempenho icônico.

Seus principais destaques são sua durabilidade e resistência graças à sua construção em bloco de ferro, virabrequim forjado e bielas robustas.

Chrysler 426 Hemi V8

O Hemi V8 da Chrysler deriva seu nome de sua câmara de combustão hemisférica, um design que a marca americana escolheu, pois permitia a instalação de válvulas maiores do que o normal enquanto ainda jogava dentro da regra de duas válvulas por cilindro da NASCAR.

Foi uma solução de engenharia inteligente e eficaz que ajudou a melhorar o fluxo de ar e a eficiência da combustão e ajudou o Hemi V8 a ter sucesso nas pistas e no mercado. O Hemi V8 teve uma longa e histórica história que remonta à década de 1950 e ganhou seguidores dedicados entre os entusiastas de carros depois de alimentar muitos ícones, como o Plymouth Barracuda e o Dodge Charger.

A primeira iteração a usar o emblema Hemi foi o 426 Hemi “The Elephant”, lançado em 1964. A Chrysler continua a produzir versões atualizadas do Hemi V8 de alto desempenho nos modernos Dodge Challengers e Chargers. Potência extraordinária entre os motores mais icônicos.

Ferrari Colombo V12

O Ferrari Colombo V12 foi o primeiro motor interno da marca italiana, inicialmente construído para o carro esportivo 125S antes de ser superalimentado e usado no carro Ferrari F1, o 125.

Ferrari Colombo V12
O lendário Colombo V12 – Fonte/Reprodução: Ferrari.

O lendário Gioacchino Colombo projetou o motor apresentado em muitos carros clássicos icônicos da Ferrari, incluindo o 250 GT, 365 GTB/4 e 275 GT. A produção começou em 1947 e durou até 1988, com cilindrada crescendo de 1,5 litros para 4,9 litros. O design do núcleo foi mantido, enquanto dobrava os cames no cabeçote, retornando às suas raízes naturalmente aspiradas e ganhando EFI.

O Colombo V12 de alta rotação, com seu som icônico, ajudou a estabelecer a Ferrari como uma montadora de alto desempenho e ainda hoje atrai a reverência dos entusiastas de carros. Uma lenda entre os motores mais icônicos.

Lamborghini Bizzarrini V12

O Lamborghini Bizzarrini V12 impulsionou muitos carros icônicos da Lamborghini como o Miura, Countach, Diablo e Murcielago de 1963 a 2011. No final de sua vida, ele evoluiu imensamente e, embora não tenha restado muito do design original, ele tinha o mesmo arquitetura central e espírito que o trouxeram à vida nos anos 60.

O motor foi uma resposta ao Ferrari Colombo V12, já que Ferruccio Lamborghini pretendia construir o carro esportivo perfeito que pudesse esmagar seu arquiinimigo, Enzo Ferrari. Duas figuras que sempre são lembradas quando falamos dos motores mais icônicos.

Dodge Hellcat V8

O Dodge Hellcat V8 é um motor de alto desempenho que recentemente ganhou muita atenção e popularidade entre os entusiastas automotivos. É um motor V8 superalimentado de 6,2 litros introduzido pela primeira vez em 2015 e, desde então, apareceu em vários veículos Dodge, Ram e Jeep, incluindo os modelos Charger e Challenger Hellcat.

Dodge Hellcat V8
O lendário Hellcat V8 – Fonte/Reprodução: Dodge.

Em sua forma menos potente, o Hellcat produz 707 hp e 90 kgfm de torque, que sobe para 840 hp em sua forma mais potente. É o motor mais potente de todos os tempos da Stellantis, e afinadores como o Hennessey Performance aumentaram a potência para mais de 1.000 cv.

Cummins Straight-Six Turbo Diesel

No mundo dos veículos movidos a diesel, poucos motores inspiram mais respeito e admiração do que o turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha. O motor estreou em 1984 com o 6BT e se tornou uma escolha popular para caminhões pesados e outros veículos comerciais quando caiu na estrada em 1989.

A Cummins o construiu inicialmente para implementos agrícolas, mas a Dodge o achou perfeito para seus Ram caminhões. O 6BT de 5,9 litros produziu entre 55 e 60 kgfm de torque, enquanto seu substituto, o ISB de 6,7 litros, que ainda está em produção, empurra entre 93 e 138 kgfm de torque, tornando-o um dos melhores motores a diesel motores para caminhonetes.

O Cummins de seis cilindros em linha é conhecido por sua longa vida útil e capacidade de suportar uso pesado e abuso.

Qual é a importância desses motores mais icônicos?

Esses motores mais icônicos são importantes porque ajudaram a moldar a indústria automotiva e a cultura popular. Eles foram usados em carros que se tornaram lendas, como o Chevrolet Camaro, o Dodge Charger, o Ferrari 250 GTO e o Toyota Supra. Eles também foram usados em carros de corrida que dominaram as pistas, como o Porsche 911 e o Lamborghini Miura.

Além disso, esses motores mais icônicos foram responsáveis por avanços significativos na tecnologia automotiva, como a injeção eletrônica de combustível e a turbocompressão.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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