10 muscle cars clássicos que valem cada centavo

Existem muitos carros icônicos da era dos muscle cars que amamos, mas estes 10 muscle cars clássicos que valem cada centavo. Se você é um americano que cresceu rodeado por esses ícones nacionais ou vem de mais longe e apenas aprecia a importância desses carros clássicos americanos mais antigos, é difícil para qualquer entusiasta de carros não se apaixonar por um verdadeiro muscle car antigo.

Os 10 muscle cars clássicos que valem cada centavo: mesmo as vezes valendo muito!

Existem centenas para escolher, desde os anos 60 até os dias atuais, mas são aqueles modelos clássicos mais antigos que realmente nos emocionam e usam a nostalgia para comandar os grandes valores.

10 muscle cars clássicos que valem cada centavo
Um dos mais icônicos muscle cars clássicos: o Chevrolet Camaro Z28 1967 – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Pode-se argumentar que alguns realmente não valem a pena o hype ou o dinheiro, mas esses 10 muscle cars clássicos que estamos olhando abaixo realmente valem cada centavo e são garantidos para colocar um sorriso não só em seu rosto, mas também em todos que te veem passeando neles. Conheçam essas máquinas mais abaixo.

1967 Chevrolet Camaro Z28

No final dos anos 1960, a série de corridas Trans-Am estava ganhando muita popularidade, e alguém dentro da Chevrolet propôs o desenvolvimento de um modelo de homologação com a visão de competir na série – e nós estamos muito felizes que isso tenha acontecido, pois foi assim que nasceu o Camaro Z28 de 1967.

Um clássico carro esportivo muscular, bonito mas com aparência funcional, que se tornou tão popular e importante que o nome Z28 ainda é usado em diversos modelos de alta performance até hoje. O modelo de 1967 pode ter abrigado apenas um motor V8 de 302 polegadas cúbicas, mas a importância deste Camaro em particular vai muito além do que está sob o capô.

O Z28 marca o ponto de partida para uma das seleções mais reverenciadas de carros esportivos que já saíram das portas da Chevrolet, e nós achamos que possuir um desses modelos originais super importantes a qualquer preço é um bom negócio.

1968 Chevrolet Corvette L88

Apenas um ano depois, a Chevrolet decidiu lançar uma edição especial do Corvette que tinha muito mais potência do que o Z28 acima mencionado. Sim, o L88 Corvette era uma fera de 427 ci que sabia como impor respeito.

Não era apenas um motor enorme, mas também era inteligente, usando cabeçotes de válvulas de alumínio para reduzir o peso em 31 kg, enquanto os componentes internos foram retrabalhados das variações anteriores do motor, permitindo que virabrequins e bielas forjadas fossem encontrados nesses Corvettes.

O L88 também estava disponível com pacotes de suspensão atualizados, o que permitia que o carro se mantivesse estável a velocidades de até 272 km/h – há tantas coisas boas sobre este Corvette que nem nos importamos que valha bem mais de meio milhão de dólares, ele vale a pena!

1969 Ford Mustang Boss 429

A Chevrolet não foi a única a colocar motores V8 de grande cilindrada sob os capôs de seus modelos existentes, a Ford também teve sua vez e com grande sucesso.

1969 Ford Mustang Boss 429
Um dos muscle cars clássicos mais famosos – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Originalmente projetado para o sucesso na NASCAR, o Boss tinha um motor tão grande sob o capô que a Ford teve que pedir a ajuda da Kar Kraft Engineering para redesenhar as partes estruturais da frente do carro, para que o motor V8 de 429 polegadas cúbicas coubesse.

Em 1969, este Mustang era o mais caro já produzido até então, mas a Ford ainda conseguiu vender 1.359 unidades, o que foi incrivelmente popular; apenas 500 precisavam ser produzidos para atender aos requisitos de homologação da NASCAR. Tanto naquela época quanto agora, a fome por um Mustang superpotente é clara, mesmo que a um custo elevado.

1970 Chevrolet Chevelle SS 454

Existe um tema comum se formando aqui, e pode ser resumido simplesmente com um ditado que a maioria dos fãs de carros clássicos muscle cars certamente conhece – não há substituto para a cilindrada, e o Chevelle SS 454 é um ótimo exemplo disso.

Este gigante não é um carro esportivo delicado, e ele se comporta como uma embarcação no mar nas curvas (especialmente sem as atualizações de manuseio do LS6), mas coloque este clássico em linha reta e acelere, você verá do que se trata.

O V8 big-block de 454 comandava seu respeito e atenção, castigando os pneus traseiros com 456 cavalos de potência e 70 kgfm de torque, e isso é da fábrica também!

Não é surpresa, então, que o poderoso Chevelle pudesse se apressar em uma pista de 1/4 de milha em pouco menos de 14 segundos. É imponente, é rápido e é grande em todos os aspectos, e isso é suficiente para explicar por que o Chevelle SS 454 vale cada centavo.

1970 Dodge Challenger R/T

Como o nome sugere, a Dodge colocou o Challenger em produção porque desejava desafiar a concorrência e conquistar seu próprio espaço no mercado de carros esportivos, sendo o modelo R/T, que significa Road and Track, o topo de linha que indica o desempenho desse elegante cupê.

Quando novo, um Dodge como o da imagem custava pouco menos de $4.000 (R$ 6.400), mas hoje em dia os preços variam de caros a simplesmente inaceitáveis – que tal $500.000 (R$ 800.000)? Não podemos deixar de pensar que o visual esbelto do Challenger tem algo a ver com seu “fator legalzão” e sua “desejabilidade” em 2023 – será que é o carro esportivo mais bonito dos anos 70?

1964 Ford Mustang

Não se pode falar sobre carros musculosos sem mencionar o Ford Mustang original de 1964. Foi nesse ano que a Ford lançou o carro do tipo “cavalo”, e a cena dos carros musculosos americanos nunca mais foi a mesma – é, sem dúvida, o carro americano mais influente da história, com exceção apenas para o Model T.

1964 Ford Mustang
Um Ford Mustang 1965 – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Não é o mais rápido, o mais bonito ou mesmo o mais legal dos carros musculosos clássicos que você poderia escolher, então por que achamos que o Ford Mustang de 1964 vale cada centavo? Foi projetado para atrair as gerações mais jovens que valorizavam a frente europeia, uma ampla variedade de especificações e preço acessível.

Foi tão popular que a Ford alcançou 20% da meta de vendas do primeiro ano no dia do lançamento. Essa história de sucesso rapidamente tornou o Mustang um ícone americano, e achamos que isso é motivo suficiente para adicioná-lo a qualquer custo (felizmente, devido à quantidade produzida, eles ainda são razoavelmente baratos hoje em dia).

1969 Oldsmobile 442

Não há como negar, o Oldsmobile 442 é um clássico americano de carro esportivo impossivelmente legal, especialmente as edições Hurst com aquela pintura branca e dourada elegante, mas o que exatamente o faz um ícone?

O 442 recebeu esse nome porque apresentava um carburador de 4 barris, câmbio manual de 4 marchas e 2 tubos de escape brilhantes saindo pela traseira – 4,4,2. Além de um grande motor V8, o 442 é também conhecido como um dos melhores carros esportivos da década de 1960, o que provavelmente o torna um dos modelos mais agradáveis da lista para realmente usar e possuir – em vez de apenas olhar.

1970 AMC Rebel Machine

Aqui está uma escolha selvagem e inesperada, no formato retangular de um AMC Rebel Machine de 1970. Um motor V8 de 390 polegadas cúbicas fica na dianteira, produzindo 340 cavalos de potência e 56 kgfm de torque, que são enviados para as rodas traseiras, permitindo que esse AMC quebre a barreira dos 7 segundos ao acelerar de zero a 100 km/h.

Isso é tudo muito bom, mas é o suficiente para nos fazer acreditar que esse carro muscle estranho e maravilhoso vale cada centavo e muito mais?

Não, a verdadeira atração do AMC é o fato de ter muito caráter – mesmo antes de ligá-lo, você pode desfrutá-lo, com um nome como ‘The Machine’ e uma pintura superbamente patriótica; este AMC é pura diversão, e é por isso que ficaríamos felizes em adicioná-lo à nossa garagem por qualquer preço.

1987 Buick GNX

Um favorito americano não precisa ser dos anos 60 ou 70 para ser um clássico, e nem precisa de um V8 para ser um muscle car. Certamente é uma receita incomum, mas o Buick GNX é a exceção à regra quando se trata de muscle cars clássicos americanos.

Um motor V6 de 3,8 litros ajustado pela McLaren está escondido sob o capô, produzindo 276 cavalos de potência e 50 kgfm de torque, permitindo que o GNX atinja 100 km/h em apenas 5,5 segundos e complete um quarto de milha em apenas 13,4 segundos.

Isso mesmo, este Buick angular não é apenas o carro perfeito para passar despercebido, mas também é rápido o suficiente para vencer praticamente qualquer coisa que tenhamos visto até agora. E isso já é motivo suficiente para nós querermos um, mesmo que isso nos custe uma quantia de seis dígitos.

Qualquer pessoa que se preze sabe exatamente por que o Pontiac GTO de 1964 vale cada centavo, e isso se deve ao fato de que ele é amplamente reconhecido como a origem dos muscle cars – o carro que deu início a um gênero inteiro.

1964 Pontiac GTO

Originalmente oferecido como pacote de desempenho para o Tempest Le Mans de tamanho médio, o GTO permitiu que os clientes adicionassem um motor V8 de alto desempenho, interior mais inteligente e escapamentos exclusivos por um preço acessível – e assim nasceu o muscle car que realmente colocou a Pontiac no mapa.

1964 Pontiac GTO
O carro dos anos 60 mais bonito – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Um carro clássico tão importante certamente seria reservado apenas para os mais ricos dos ricos?

Nada disso – aqui está a grande coisa sobre o GTO – se você tiver um orçamento de $50.000 (R$ 246.500), poderá adicionar um exemplo realmente agradável à sua garagem e desfrutar de muita nostalgia de muscle car, e é por isso que sabemos que o GTO vale facilmente cada centavo que custa em 2023.

Porque esses muscle cars clássicos ainda tem tanta importância?

Há uma grande variedade de modelos de carros antigos para escolher, desde aqueles produzidos nos anos 60 até os dias atuais. No entanto, são os modelos clássicos mais antigos que realmente nos emocionam e nos fazem sentir nostálgicos.

Alguns podem argumentar que esses carros não valem o hype ou o dinheiro, mas existem 10 muscle cars clássicos realmente valem cada centavo e são capazes de trazer um sorriso não só ao seu rosto, mas também para todos que os veem passeando. Esses carros clássicos são capazes de comandar grandes valores e emoções, tornando-se verdadeiras relíquias em nossas vidas.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

5/5 - (1 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault revela descontos para PCD em outubro de 2025

A Renault divulgou sua nova estratégia comercial para outubro de 2025 voltada ao público PCD…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário