3 desvantagens da tração nas quatro rodas (4×4)

Os motoristas off-road, SUVs e trabalhadores rurais preferem veículos com tração nas quatro rodas em todo o país. Apesar de oferecer muitas vantagens, esse sistema também apresenta algumas desvantagens notáveis. Então, quais são essas desvantagens?

O sistema 4×4 usa um diferencial mecânico para fornecer energia às quatro rodas. A maioria dos veículos tem uma caixa de transferência mecânica que permite alternar entre tração nas quatro rodas e tração nas duas rodas. Variações de necessidade de velocidade e torque são típicas, com duas faixas de marcha – baixa e alta. Além disso, muitos veículos possuem um diferencial traseiro bloqueante que força as rodas a girar na mesma velocidade, aumentando a aderência em condições de pouca aderência.

Esses são pontos significativos para veículos que frequentemente enfrentam lama, neve ou encostas íngremes com baixa aderência e outros obstáculos off-road. No entanto, as desvantagens da tração nas quatro rodas ainda merecem atenção.

Os sistemas 4×4 podem afetar a eficiência do combustível devido ao peso extra. Equipar um SUV ou caminhão com tração nas quatro rodas geralmente significa adicionar peso extra que pode afetar a economia de combustível – uma desvantagem notável. A mudança para a tração nas quatro rodas pode aumentar o consumo de combustível. Mais engajamento mecânico suga mais energia do motor e reduz a eficiência, além da força extra aplicada através das quatro rodas.

3 desvantagens da tração nas quatro rodas (4x4)
Fonte: MotorBiscuit.

A maioria dos sistemas 4×4 precisa ser ativada manualmente. Um sistema tradicional de tração nas quatro rodas requer que o motorista alterne manualmente entre os modos de condução, e alguns modelos têm alavancas mecânicas com protocolos mais complexos. Isso pode não ser um problema para entusiastas off-road ou amantes de caminhões, mas o motorista médio pode achá-lo irritante.

Guia do Conteúdo

A tração nas quatro rodas nem sempre é adequada para o asfalto

Bloquear as rodas dianteiras e traseiras em tração nas quatro rodas significa que as rodas dianteiras querem se mover mais rápido do que fisicamente podem ao virar, criando muitos problemas no asfalto – desgaste excessivo dos pneus é o principal deles.

Embora a tração nas quatro rodas tenha muitas vantagens, é importante considerar suas desvantagens também antes de escolher um veículo com esse sistema. Pense duas vezes antes de adquirir um veículo 4×4 se você não precisa dele para off-road ou trabalho em condições difíceis.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Carros da Nissan ficam mais baratos em outubro: aproveite até R$ 33,7 mil de descontos

Em outubro de 2025, a Nissan intensifica sua estratégia para clientes corporativos, oferecendo descontos significativos…

Gabriel Schmoller
Notícias Carros esportivos com descontos: aproveite e adquira o seu!

Os apaixonados por carros esportivos têm bons motivos para comemorar. Três modelos bastante desejados estão…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha do Honda ZR-V 2026 chega ao Brasil com surpresas discretas

Honda ZR-V 2026 chega ao Brasil com leves mudanças no visual, melhorias internas e o…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou Fiat Pulse Audace Hybrid? Veja qual híbrido é melhor

A disputa entre Toyota Yaris Cross e Fiat Pulse Audace Hybrid T200 AT promete movimentar…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Pulse Audace Híbrido: Desconto Imperdível de R$ 16,6 mil para CNPJ

A Fiat preparou uma oferta atraente para o Pulse Audace híbrido neste mês de outubro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário