3 desvantagens da tração nas quatro rodas (4×4)
Os motoristas off-road, SUVs e trabalhadores rurais preferem veículos com tração nas quatro rodas em todo o país. Apesar de oferecer muitas vantagens, esse sistema também apresenta algumas desvantagens notáveis. Então, quais são essas desvantagens?
O sistema 4×4 usa um diferencial mecânico para fornecer energia às quatro rodas. A maioria dos veículos tem uma caixa de transferência mecânica que permite alternar entre tração nas quatro rodas e tração nas duas rodas. Variações de necessidade de velocidade e torque são típicas, com duas faixas de marcha – baixa e alta. Além disso, muitos veículos possuem um diferencial traseiro bloqueante que força as rodas a girar na mesma velocidade, aumentando a aderência em condições de pouca aderência.
Esses são pontos significativos para veículos que frequentemente enfrentam lama, neve ou encostas íngremes com baixa aderência e outros obstáculos off-road. No entanto, as desvantagens da tração nas quatro rodas ainda merecem atenção.
Os sistemas 4×4 podem afetar a eficiência do combustível devido ao peso extra. Equipar um SUV ou caminhão com tração nas quatro rodas geralmente significa adicionar peso extra que pode afetar a economia de combustível – uma desvantagem notável. A mudança para a tração nas quatro rodas pode aumentar o consumo de combustível. Mais engajamento mecânico suga mais energia do motor e reduz a eficiência, além da força extra aplicada através das quatro rodas.

A maioria dos sistemas 4×4 precisa ser ativada manualmente. Um sistema tradicional de tração nas quatro rodas requer que o motorista alterne manualmente entre os modos de condução, e alguns modelos têm alavancas mecânicas com protocolos mais complexos. Isso pode não ser um problema para entusiastas off-road ou amantes de caminhões, mas o motorista médio pode achá-lo irritante.
Guia do Conteúdo
A tração nas quatro rodas nem sempre é adequada para o asfalto
Bloquear as rodas dianteiras e traseiras em tração nas quatro rodas significa que as rodas dianteiras querem se mover mais rápido do que fisicamente podem ao virar, criando muitos problemas no asfalto – desgaste excessivo dos pneus é o principal deles.
Embora a tração nas quatro rodas tenha muitas vantagens, é importante considerar suas desvantagens também antes de escolher um veículo com esse sistema. Pense duas vezes antes de adquirir um veículo 4×4 se você não precisa dele para off-road ou trabalho em condições difíceis.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!