5 Armadilhas no Posto de Combustível que Você Precisa Evitar a Todo Custo!

Parar em um posto de combustível é algo rotineiro para todos os motoristas, mas o que muitos não percebem é que esse momento pode esconder ofertas enganosas que podem resultar em prejuízo financeiro e até mesmo causar danos ao seu veículo. Ao reabastecer, é comum o frentista se oferecer para realizar uma série de serviços adicionais. Embora essas ofertas possam parecer práticas ou até gentis, elas são, na verdade, verdadeiras armadilhas. Conheça abaixo as cinco ofertas que você deve recusar e saiba como agir para manter seu carro seguro e seu bolso protegido.

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Foto: Divulgação

Completar o Nível do Óleo do Motor no posto

Uma prática bastante comum nos postos é o frentista oferecer para verificar o nível do óleo do motor. Ao retirar a vareta, ele pode afirmar que o óleo está abaixo do recomendado e sugerir que seja completado ali mesmo. Entretanto, essa medição pode ser enganosa se o motor estiver quente. Quando o motor está em funcionamento, o óleo se distribui e não retorna imediatamente para o cárter, fazendo com que a leitura indique um nível inferior ao real.

Completar o nível do óleo sem a devida verificação pode resultar em excesso de lubrificante. Essa situação não é inofensiva: o óleo em excesso pode exercer pressão desnecessária sobre componentes como o virabrequim, ocasionando desgaste prematuro das peças. Além disso, o excesso de óleo pode provocar a formação de espuma, o que compromete a lubrificação eficaz do motor, aumenta o atrito entre as partes e eleva a temperatura de funcionamento.

O procedimento correto é verificar o nível do óleo com o motor frio e o veículo estacionado em uma superfície plana. É fundamental aguardar, no mínimo, 10 minutos após desligar o motor para que o óleo se assente no cárter. Outra atenção importante é a especificação do óleo: misturar tipos diferentes (sintético e mineral, por exemplo) pode afetar a eficiência do lubrificante e comprometer a integridade do motor. Em caso de necessidade de reposição, consulte sempre o manual do veículo e utilize o produto recomendado pelo fabricante.

Adicionar Aditivo no Combustível

Outra oferta dos postos é a de adicionar aditivos ao combustível, com a promessa de limpar o motor e melhorar o desempenho. Os frentistas podem argumentar que o produto ajuda a prevenir o acúmulo de sujeira e resíduos nos componentes internos. No entanto, essa prática muitas vezes é desnecessária e pode significar um gasto extra desnecessário.

Os combustíveis comercializados já passam por rigorosos controles de qualidade e são formulados com os aditivos necessários para manter o motor funcionando de forma ideal. Ao adicionar um aditivo extra, você pode acabar gastando dinheiro com um produto que, na verdade, não traz benefícios significativos para o seu veículo. Se o objetivo é garantir um combustível de melhor qualidade, a opção mais prática é optar por versões aditivadas oferecidas pelas próprias distribuidoras, sem precisar investir em produtos adicionais.

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Fonte/Reprodução: Volvo.

Completar o Fluido de Freio no posto

O fluido de freio é outro item cuja reposição no posto deve ser tratada com extrema cautela. Muitos frentistas se oferecem para verificar o nível do fluido e, caso esteja baixo, completá-lo ali mesmo. Apesar de parecer uma medida simples, essa prática pode representar riscos sérios para a segurança do veículo.

O fluido de freio possui a característica de ser higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade presente no ar. Essa umidade pode reduzir o ponto de ebulição do fluido, comprometendo sua eficácia e colocando em risco a capacidade de frenagem. Outro problema potencial é a contaminação por água: ao abrir o reservatório no posto, há a possibilidade de entrar água, o que agrava ainda mais a situação.

Além disso, a simples reposição do fluido sem uma avaliação completa do sistema no posto pode não ser suficiente. Se o nível estiver consideravelmente baixo, o ideal não é apenas completar, mas substituir todo o fluido e realizar uma sangria completa em uma oficina especializada. Essa medida garante que o sistema esteja livre de ar e contaminantes, mantendo a eficiência dos freios.

Colocar Aditivo no Radiador

O sistema de arrefecimento do motor depende de um líquido específico do posto que é uma mistura de água desmineralizada e aditivo próprio para radiadores. Muitos frentistas tentam vender aditivos genéricos para completar ou melhorar o líquido de arrefecimento, mas essa prática pode ser prejudicial se não for feita corretamente.

Ao invés de simplesmente adicionar qualquer aditivo, o ideal é seguir as recomendações do fabricante do veículo. O uso de aditivos inadequados pode alterar a composição do líquido de arrefecimento, prejudicando a proteção contra corrosão e a eficiência do sistema. Em muitas situações, se o nível estiver baixo, o recomendado é repor o líquido apenas com água desmineralizada, até que seja possível realizar a troca completa do líquido com o aditivo correto conforme especificado no manual do carro.

Para manter o sistema de arrefecimento funcionando de forma ideal, é crucial utilizar apenas o produto de especificação indicada pelo fabricante. Isso não só garante a proteção contra a corrosão interna, mas também assegura que o sistema mantenha a temperatura correta durante o funcionamento do motor.

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Um carro elétrico sendo carregado – Fonte/Reprodução: original.

Trocar as Palhetas do Limpador de Para-brisa no posto

Com o tempo, as palhetas do limpador de para-brisa sofrem desgaste devido à exposição ao sol, à chuva e à sujeira. Muitos frentistas de postos aproveitam esse desgaste para oferecer a substituição das palhetas, alegando que o equipamento está ineficiente e precisa ser trocado. Embora seja verdade que palhetas desgastadas podem comprometer a visibilidade, nem sempre a solução imediata é a troca.

Em alguns casos, uma simples limpeza das palhetas pode ser suficiente para remover a sujeira acumulada e restaurar a eficiência do limpador. Além disso, é importante ter cuidado ao adquirir novas palhetas, pois produtos não originais podem não ter a qualidade necessária e podem até causar danos ao para-brisa. A substituição inadequada pode resultar em um mau encaixe, levando a um desempenho insatisfatório e a possíveis riscos durante a condução em dias de chuva.

Para avaliar se as palhetas realmente precisam ser trocadas, verifique se há rachaduras ou desgaste excessivo na borracha. Se a única questão for a sujeira acumulada, uma limpeza cuidadosa com água pode resolver o problema. Caso a troca seja realmente necessária, opte por produtos originais recomendados pelo fabricante e realize o procedimento em um local de confiança.

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Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
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