Esse SUV custa menos de R$ 100 mil (por pouco tempo!)
A Volkswagen decidiu ousar em 2025. De olho na crescente demanda por SUVs compactos, especialmente os mais acessíveis, a montadora alemã apresentou ao Brasil o novo Volkswagen Tera. O modelo chega prometendo sacudir o segmento com preços competitivos e uma estratégia bastante agressiva: a versão de entrada, com motor 1.0 MPI aspirado, está sendo vendida por R$ 99.990. Isso mesmo — abaixo da marca psicológica dos R$ 100 mil, algo cada vez mais raro no mercado brasileiro.
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Mas será que essa oferta realmente vale a pena? Quais outros modelos disputam a atenção do consumidor nessa faixa de preço? Será que o Tera entrega mais que os rivais ou apenas empolga no preço? Para responder essas perguntas, selecionamos cinco modelos que se aproximam do valor do Tera 1.0 MPI. Vamos analisar item por item e entender como o mais novo SUV da Volks se posiciona.
Guia do Conteúdo
1. Hyundai HB20 Limited 1.0 MT – R$ 99.990
Um veterano entre os mais vendidos do país, o HB20 tem uma das versões mais completas dentro da faixa de entrada com motor aspirado. Na versão Limited, o modelo oferece motor 1.0 flex de 80 cv e câmbio manual de cinco marchas.

Destaques:
- Rodas de liga leve aro 15;
- Chave presencial com partida por botão;
- Central multimídia com conexão sem fio;
- Câmera de ré e painel digital.
O HB20 Limited impressiona pela tecnologia embarcada e refinamento interno, mesmo com o motor mais simples. Comparado ao Tera, o Hyundai aposta mais no conforto urbano do que em um visual robusto.
2. Citroën Basalt Feel 1.0 MT – R$ 100.490
O recém-lançado Basalt aposta no visual arrojado de SUV-cupê, o que já o destaca entre os concorrentes. Sua versão Feel traz o conhecido motor 1.0 Firefly de 75 cv, o mesmo usado por outros modelos da Stellantis, com câmbio manual de cinco marchas.

Destaques:
- Design moderno e ousado;
- Porta-malas generoso com 490 litros;
- Central multimídia com espelhamento;
- Quatro airbags e câmera de ré.
Embora não seja exatamente um rival direto do Tera, por sua proposta de design mais ousada, o Basalt se aproxima no valor e pode atrair consumidores pelo estilo diferenciado.
3. Fiat Cronos Drive 1.0 MT – R$ 103.490
Apesar de ser um sedã, o Cronos não podia ficar de fora. Com porte avantajado e porta-malas de 525 litros, ele é frequentemente escolhido por motoristas de aplicativo e quem busca um veículo familiar. Traz o mesmo conjunto mecânico do Basalt.

Destaques:
- Grande espaço interno;
- Bons itens de série (central multimídia, sensor de ré);
- Consumo eficiente com motor 1.0 Firefly.
No entanto, perde pontos com apenas dois airbags e rodas de aço com calotas. Ainda assim, é uma excelente alternativa para quem prioriza espaço por um valor próximo ao do Tera.
4. Peugeot 208 Style 1.0 MT – R$ 103.990
O 208 é talvez o hatch mais elegante da categoria, com design europeu, acabamento refinado e tecnologia de ponta. Seu motor também é o 1.0 Firefly, mas o grande atrativo está no pacote de equipamentos.

Destaques:
- DRL em LED com assinatura “garra de leão”;
- Teto panorâmico;
- Carregador por indução;
- Câmera 180º e rodas escurecidas de liga leve aro 16.
É o mais “premium” entre os modelos dessa faixa. Para quem gosta de um hatch compacto cheio de estilo, é uma alternativa bastante atrativa ao Tera.
5. Chevrolet Onix Plus LT 1.0 MT – R$ 106.790
Fechando a lista, o Onix Plus representa a Chevrolet com sua tradicional confiabilidade. Mesmo sendo o mais caro aqui, oferece um bom pacote e já está de olho em uma futura reestilização.

Destaques:
- Assistente de partida em rampa;
- Controle de tração e estabilidade;
- Interior espaçoso e acabamento funcional;
- Porta-malas de 469 litros.
O valor mais elevado pode ser compensado em promoções de concessionárias, especialmente com a nova geração batendo à porta.
Vale a pena o Volkswagen Tera MPI?
O grande atrativo do Volkswagen Tera 1.0 MPI é a posição de SUV com um preço de hatch ou sedã compacto. A versão de R$ 99.990 é limitada às primeiras 999 unidades e, após isso, o valor sobe para R$ 103.990 — ainda competitivo, mas mais próximo da concorrência.

Motorização:
O motor 1.0 MPI aspirado da Volks é robusto, mas simples. Com 84 cv e 10,3 kgfm de torque, o desempenho não empolga, mas é suficiente para uso urbano. Há também uma versão turbo com motor 170 TSI, porém já ultrapassando os R$ 110 mil.
Equipamentos:
Na versão de entrada, o Tera traz direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, controle de tração e estabilidade, central multimídia e rodas de aço com calotas.
Ponto forte:
Sua maior vantagem está no visual de SUV, mesmo com mecânica básica. Ideal para quem quer um carro com “presença” na garagem, mas que ainda cabe no bolso.
SUV de entrada ou hatch completo?
A chegada do Volkswagen Tera coloca o mercado em alerta. A proposta da marca é clara: entregar um SUV visualmente atrativo por um valor que tradicionalmente era ocupado por hatches compactos e sedãs simples.
Por menos de R$ 105 mil, o consumidor hoje pode escolher entre:
- Um hatch completo e com design sofisticado (Peugeot 208 Style);
- Um sedã espaçoso e confiável (Cronos ou Onix Plus);
- Um SUV-cupê ousado (Basalt);
- Ou, claro, o novo Tera com cara de utilitário e preço de carro compacto.
A escolha vai depender do que o comprador valoriza mais: espaço, design, tecnologia, consumo ou o visual parrudo de um SUV.
Se a prioridade for o visual robusto, com bom pacote e preço chamativo, o Tera MPI se destaca. Mas vale sempre comparar com atenção, porque entre os modelos listados, há alternativas igualmente interessantes — algumas mais equipadas, outras mais espaçosas — que podem fazer valer cada centavo.
