Esses 5 carros turbo usados custam menos que um popular novo
Nos últimos anos, o motor turbo se consolidou como a principal escolha nas montadoras. A tecnologia, que antes era vista como exclusiva de carros esportivos ou de luxo, hoje aparece até nos compactos. Isso porque os propulsores turbinados entregam mais potência, eficiência energética e desempenho, atendendo às exigências de consumo e emissão sem abrir mão da dirigibilidade.
Essa transformação fez com que, no mercado de usados, surgissem excelentes oportunidades. Por valores entre R$ 50 mil e R$ 70 mil, já é possível encontrar modelos equipados com motor 1.0 turbo — tecnologia que oferece o desempenho de motores 1.6 ou 1.8 aspirados, mas com consumo mais baixo e mais torque em baixas rotações. É um verdadeiro avanço para quem quer economizar sem perder potência.
Guia do Conteúdo
Volkswagen Up! High TSI 2016 – R$ 49.901
Lançado como o carro de entrada da Volkswagen, o Up! surpreendeu o mercado em 2015 ao receber o moderno motor 1.0 TSI, o primeiro turbo flex com injeção direta do país. A versão High TSI combina um bom pacote de itens com desempenho acima da média para o porte do modelo. A tampa preta na traseira é a marca registrada da versão turbo.

Com até 105 cv e torque de 16,8 kgfm, o Up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,1 segundos, o que o coloca à frente de muitos sedãs aspirados. Seu consumo também é destaque: até 16,1 km/l com gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas, e o conjunto é leve, divertido e eficiente. Ideal para quem quer um carro urbano com desempenho esportivo.
Hyundai HB20 Evolution TGDI 2020 – R$ 62.609
O Hyundai HB20 turbinado começou a ganhar destaque na segunda geração do modelo, lançada em 2020. A versão Evolution traz o motor 1.0 TGDI de 120 cv e 17,5 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático de seis marchas. O desempenho é bastante equilibrado para a categoria, e o consumo também agrada: 13,9 km/l na estrada com gasolina.

Além disso, o HB20 Evolution se destaca pela lista de equipamentos: controle de estabilidade, assistente de rampa, ar-condicionado digital, central multimídia de 8″, sensor de estacionamento, vidros com função um toque e painel digital. Um conjunto moderno, que ainda se mantém atual mesmo cinco anos depois do lançamento.
Chevrolet Onix LT Turbo 2020 – R$ 65.852
Um dos carros mais vendidos do Brasil, o Onix passou por uma revolução em 2020 com a adoção do motor 1.0 turbo. A versão LT, de perfil intermediário, é uma das mais procuradas por entregar bom custo-benefício, desempenho e consumo equilibrado. São 116 cv de potência, 16,8 kgfm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.

O consumo também agrada: até 16 km/l com gasolina na estrada. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com seis marchas. Entre os itens de série, há direção elétrica, controles de tração e estabilidade, seis airbags, central MyLink com tela de 7″, ar-condicionado, computador de bordo e sistema Isofix. Um hatch compacto moderno e eficiente.
Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI 2018 – R$ 68.518
O Polo 200 TSI é a versão que oferece motor turbo com câmbio automático, sem ir para a faixa de preços das versões topo de linha. Ele utiliza o mesmo 1.0 TSI do Up!, mas com calibração diferente que entrega até 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Com esse conjunto, o Polo vai de 0 a 100 km/h em apenas 9,6 segundos, mantendo bons números de consumo: até 14,1 km/l com gasolina.

Na versão Comfortline, o hatch já traz controle de estabilidade, assistente de rampas, central multimídia, volante multifuncional, rodas de liga, direção elétrica, ar-condicionado e retrovisores elétricos. O espaço interno também é generoso, o que torna o Polo uma excelente escolha para quem precisa de conforto sem abrir mão da performance.
Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI 2018 – R$ 70.198
Se você busca espaço interno e porta-malas maiores sem abrir mão do motor turbo, o Virtus Comfortline é uma das opções mais interessantes abaixo dos R$ 75 mil. Ele compartilha plataforma, motor e câmbio com o Polo, mas tem dimensões maiores, oferecendo 521 litros de bagageiro e mais espaço para os passageiros no banco traseiro.

Com os mesmos 128 cv e 20,4 kgfm do Polo, o Virtus entrega aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. E o consumo chega a 14,6 km/l com gasolina. Os itens de série incluem ar-condicionado, central Composition Touch, controle de estabilidade, direção com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional, saída de ar traseira, USB, retrovisores com tilt down, entre outros.
Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?
Vale a pena investir em um turbo usado?
A resposta é sim — desde que o modelo esteja em bom estado, com histórico de manutenção em dia e revisões feitas corretamente. Carros com motor turbo exigem cuidados específicos, como troca de óleo no prazo certo e atenção ao sistema de alimentação. Mas com a manutenção adequada, eles são duráveis, econômicos e mais divertidos de dirigir.
Na comparação com os populares 0 km atuais, que muitas vezes ultrapassam os R$ 80 mil mesmo com motores 1.0 aspirados e poucos itens de série, os modelos usados turbinados oferecem mais desempenho, mais conforto e tecnologia por um custo menor.
