5 equipamentos do seu carro que vieram das corridas: confira!

De forma geral, o automobilismo é considerado um dos esportes mais caros a serem praticados. Isso porque, a qualidade do equipamento é fundamental para determinar se tornar competitivo, assim, uma quantidade alta de dinheiro deve ser investida.

No entanto, diferente do que muitas pessoas têm em mente, as corridas não se resumem a apenas cruzar linhas de chegada em primeiro lugar. Elas estão, também, atreladas ao desenvolvimento de tecnologia, afinal, não à toa, é comum as marcas anunciarem a saída de uma categoria, mas retornarem a ela anos depois.

Por conta disso, os diferentes certames do esporte a motor buscam escrever o regulamento, de modo que consigam atrair o máximo de fabricantes possíveis, para que a tecnologia desenvolvida na corrida, possa ser utilizada de alguma forma nos carros de rua.

Tecnologia dos carros de corrida utilizada nos carros de rua

Pensando nos fatores mencionados acima, podemos fazer uma lista com os 5 principais equipamentos de um carro de rua, que vieram dos carros de corrida. Confira:

1- Retrovisor

Apesar de parecer estranho, andar em um carro sem os espelhos retrovisores já foi algo comum. Isso porque, o retrovisor foi um item desenvolvido nos anos de 1911, com o objetivo de proporcionar uma maior segurança.

2- Paddle Shift

Essa transmissão é a responsável por tentar alinhar os benefícios de uma transmissão manual, com o conforto de uma automática.

Conforme os anos passaram, foram desenvolvidos modelos de câmbios que poderiam alternar entre o automático e o semiautomático, possibilitando o condutor de ter as marchas ao alcance das mãos para mudá-las da maneira que bem entendiam.

Foi pensando justamente nessa vantagem, que a Ferrari desenvolveu essa tecnologia para as corridas de fórmula 1, nos anos de 1989. Além de conseguir dirigir melhor, o piloto conseguiria ter um maior controle em relação a aceleração e a redução de marchas.

Vale mencionar, ainda, que o câmbio borboleta está associado à transmissão do veículo que é, basicamente automática com conversor de torque automatizada de embreagem simples, automatizada de dupla embreagem, semiautomática e CVT.

3- Freio a disco

Nesse caso, o freio a disco é um dispositivo de segurança, que surgiu com o objetivo de suprir a deficiência na dissipação de calor que fazia a eficiência dos freios ficarem menores ao longo do tempo.

Sua primeira versão foi idealizada por Elmer Ambrose Sperry no séculos XIX, no entanto, ao longo dos anos foi evoluindo e a Jaguar foi a grande responsável por desenvolver o primeiro freio a disco, próximo àquele que conhecemos nos dias atuais.

Além de proporcionar uma maior segurança aos passageiros, o freio a disco tem uma manutenção simples e é mais fácil de ser esfriado. É um dispositivo ventilado, fator que evita suas falhas e, por ser um tambor, a freada por ser consideravelmente mais forte.

4- Controle de tração

A General Motors chegou a desenvolver um controle de tração na década de 1970, no entanto, não vingou. Esse sistema, que está presente até hoje nos carros, foi desenvolvido na Fórmula 1, durante a década de 1980.

É um dispositivo que evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo, assim, reduzindo o torque, a maior segurança das rodas está garantida.

5- Recuperação da energia cinética

Por fim, essa também é uma tecnologia que foi desenvolvida nas pistas e chegou através da Fórmula 1. Nesse caso, a energia produzida pelo KERS pode ser estocada em forma de energia mecânica ou elétrica, e permite o aumento da potência momentaneamente.

Carro
Foto: reprodução.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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