Reveladas Marcas de Veículos que Abandonaram a Exclusividade dos Carros Elétricos!

Mercedes EQC

Com o anúncio da Europa de banir carros a combustão até 2035, a corrida por carros elétricos começou. No entanto, as montadoras estão enfrentando alguns obstáculos nesse caminho. Os consumidores não aderiram tanto quanto o esperado e as empresas estão revendo suas estratégias.

A Audi, por exemplo, segue comprometida em lançar uma ampla variedade de modelos movidos a bateria. No entanto, a marca decidiu investir também em carros a combustão. Um exemplo disso é a nova geração do A5, que substituiu o A4.

A Aston Martin tinha planos ambiciosos de lançar seu primeiro carro elétrico em 2025 e se tornar totalmente elétrica até 2030. No entanto, Lawrence Stroll, executivo da marca, afirmou recentemente que sempre haverá demanda por carros a combustão e que a empresa não vai parar de produzi-los. O carro elétrico da Aston Martin agora está previsto para ser lançado apenas em 2027.

A Bentley também adiou seus planos de eletrificação. O primeiro carro elétrico da marca estava programado para 2025, mas foi adiado para 2027. Além disso, a empresa planeja vender apenas carros elétricos a partir de 2033, em vez de 2030 como previsto anteriormente. A baixa demanda dos consumidores por carros elétricos, mesmo os de luxo, levou a Bentley a pausar seus planos.

A Ford também está revendo sua estratégia. Primeiro, a empresa decidiu desistir de vender carros que não fossem Mustang, SUVs e picapes. No entanto, agora está considerando trazer de volta o Fiesta e o EcoSport. Além disso, a empresa tomou prejuízo com carros elétricos e recentemente afirmou ser contra marcas que impõem os elétricos aos consumidores.

A General Motors (Chevrolet, Cadillac, entre outras marcas) também está mudando seus planos. A CEO Mary Barra havia afirmado que nenhum carro do grupo seria vendido com motor a combustão após 2035, inclusive no Brasil. No entanto, a empresa está investindo em carros híbridos, pois percebeu que a transição total para a eletrificação não é viável.

Bentley Continental GT 2023
Bentley Continental GT 2023. Foto: Divulgação

A Genesis, subsidiária de luxo da Hyundai, tinha planos de se tornar uma fabricante de carros elétricos. No entanto, devido à alta demanda por híbridos e à desaceleração no crescimento dos carros elétricos, a marca está revendo seus planos. A Genesis ainda está encontrando seu espaço entre as marcas Audi, BMW e Mercedes.

O grupo JLR (Land Rover e Jaguar) também está revendo seus planos de eletrificação. A Land Rover planejava lançar seis carros elétricos até 2026, mas reduziu esse número para quatro. A Jaguar, por sua vez, continua firme em sua estratégia de carros elétricos e pretende elevar o patamar de seus modelos.

A Mercedes-Benz também está fazendo ajustes em sua estratégia. Após não obter o sucesso esperado com seus modelos EQ e cancelar as novas gerações do EQS e EQE, a empresa decidiu não vender apenas carros elétricos a partir de 2030. A maioria dos novos modelos da marca terá opção elétrica convivendo com a variante a combustão, não mais sendo modelos separados. Essa transição começará com o CLA.

A Porsche, embora nunca tenha prometido vender apenas carros elétricos, percebeu a necessidade de ajustar sua estratégia de eletrificação. A empresa confirmou que a próxima geração do Cayenne terá uma variante a combustão com motor V8, pois a demanda originalmente prevista não é tão forte quanto o esperado.

Recentemente, a Volkswagen notou uma alta demanda por carros híbridos e uma desaceleração no crescimento dos carros elétricos. Embora não tenha abandonado completamente a linha ID, a empresa está adiando a conversão total para veículos totalmente elétricos em favor de modelos parcialmente eletrificados. No Brasil, os híbridos são a prioridade no momento.

Mesmo após anos prometendo fabricar apenas carros elétricos, a Volvo também está revendo seus planos. O CEO da empresa afirmou recentemente que será necessário construir uma ponte sólida para os consumidores que ainda não estão prontos para a eletrificação total. Por isso, a Volvo voltará a investir em híbridos, como sempre fez.

Porsche Macan na diagonal
Foto: Reprodução/Porsche

É evidente que as montadoras estão enfrentando desafios na transição para os carros elétricos. A baixa demanda dos consumidores e as dificuldades técnicas estão fazendo com que elas reavaliem suas estratégias e adiem seus planos de eletrificação. O futuro dos carros elétricos ainda está em aberto, mas uma coisa é certa: a jornada rumo à mobilidade sustentável não será tão rápida quanto se imaginava.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Commander Diesel tem mais de R$ 24 mil de desconto em oferta especial

O Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel está com uma oferta exclusiva para quem possui CNPJ,…

Gabriel Schmoller
Notícias Nissan acaba de confirmar o SUV que vai bater de frente com VW Tera e Pulse

A Nissan acaba de confirmar o SUV que promete desafiar diretamente o VW Tera e…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros usados de 2020 que ainda valem muito a pena em 2025

Mesmo após cinco anos, alguns carros usados de 2020 continuam surpreendendo pelo desempenho, conforto e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário