6 melhores supercarros que mostram o que é a excelência automotiva
Os amantes de carros ficam impressionados com os supercarros de alta tecnologia. Com acelerações que impressionam e velocidades máximas próximas à metade da Mach 1, esses veículos evoluíram ao longo das décadas, com pesquisas significativas sendo feitas para a melhoria de cada parte. Os fabricantes estão em uma corrida constante pelos melhores números – o tempo mais curto de aceleração e a maior velocidade máxima.
A forma, os materiais e as inovações do motor são minuciosamente examinados. Ângulos agudos, painéis laterais feitos de fibra de carbono, alumínio e titânio – esses são alguns dos traços definidores desses veículos velozes. E graças às pesquisas em design para a forma ótima de frear a inércia, impressão 3D, corte a laser e materiais compostos agora fazem parte do projeto de veículos fabricados em massa.

Guia do Conteúdo
Conheça alguns dos supercarros que definem a excelência automotiva
O McLaren P1 foi o primeiro supercarro a ser unido à tecnologia híbrida. Produzido em fibra de carbono e titânio, o carro pesa apenas 3.411 libras e tem asas e abas autorreguláveis que otimizam a força descendente e reduzem o arrasto. A produção estreou no Reino Unido em outubro de 2013 e terminou em dezembro de 2015, com 375 unidades construídas.
O Lamborghini Aventador SVJ (Super Veloce Jota) é equipado com um motor V12 de 6,5 litros que produz 759 cavalos de potência e 531 lb-ft de torque. Com apenas 2,8 segundos para ir de 0 a 62 milhas por hora e uma velocidade máxima de 217 milhas por hora, detém o recorde da volta Nürburgring Nordschleife do seu tempo, completando a pista em apenas 6:44.97.
O Ferrari SF90 Stratale é equipado com um trem de força híbrido que combina um motor V8 turboalimentado de 4,0 litros com três motores elétricos, alcançando uma saída total de 986 cavalos de potência. O Stradale pode acelerar de 0 a 60 mph em apenas 2,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 211 mph, tornando-o o carro da estrada mais rápido já produzido pela Ferrari.
O Jaguar XJ220 é equipado com um motor V6 twin-turbocharged montado no meio do veículo, que produz 540 cavalos de potência e 475 lb-ft de torque. Isso equivale a uma aceleração de 0-60 mph em apenas 3,6 segundos e uma velocidade máxima de 217 mph, tornando-o um dos carros mais rápidos de sua época.
O SSC Tuatara é um carro de alto desempenho introduzido em 2020. É equipado com um motor V8 twin-turbocharged de 5,9 litros, tornando-o um dos carros de produção mais poderosos do mundo. O supercarro apresenta um chassi monocoque de fibra de carbono juntamente com elementos de titânio, resultando em um corpo leve de 1247 Kg.
O Lexus LFA é equipado com um motor V10 de 4,8 litros e foi produzido em uma série limitada de 500 unidades durante dois anos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!