9 carros populares que perderam potência para atender às novas exigências de 2025
Em 2025, as montadoras estão enfrentando desafios significativos para se adequar às novas normas ambientais impostas pela oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8). Essa fase exige ajustes rigorosos nas emissões de poluentes, o que resultou em alterações nos motores de diversos modelos de carros populares no Brasil. Para cumprir as novas exigências e reduzir a emissão de poluentes, várias marcas tiveram que recalibrar os motores e, em casos mais drásticos, até trocar completamente as unidades motorizadas. Como consequência, alguns carros tiveram sua potência reduzida para garantir que atendem às novas normas.
Vale destacar que os modelos que atendem à versão anterior do programa, o Proconve L7, podem ser vendidos até 31 de março de 2025. Isso significa que, até essa data, é possível encontrar veículos com os dados antigos ainda em estoque. No entanto, a alteração nas especificações de muitos desses carros começou a ser sentida já em janeiro de 2025. Vamos conferir os carros que sofreram a redução de potência para atender a essas novas regulamentações.
Fiat: Mudanças no motor 1.3 Turbo
A Fiat, parte do grupo Stellantis, foi uma das montadoras que teve que adaptar seus motores à nova legislação. O motor 1.3 turbo, utilizado no SUV compacto Fastback e na picape Toro, perdeu potência. Antes, o motor entregava 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. Agora, esse número foi reduzido para 176 cv, independentemente do combustível utilizado, enquanto o torque permaneceu o mesmo, com 27,5 kgfm.

Embora a mudança tenha afetado esses modelos, a boa notícia é que os modelos esportivos da Fiat, como o Pulse Abarth e o Fastback Abarth, não sofreram alterações. Esses modelos ainda mantêm seus 185 cv e 27,5 kgfm de torque, podendo ser comercializados até o fim de março de 2025 com as especificações anteriores.
Modelos Fiat afetados:
- Fastback Limited: R$ 168.990
- Toro Endurance: R$ 155.990
- Toro Freedom: R$ 165.990
- Toro Volcano: R$ 182.990
- Toro Ultra: R$ 194.490
Hyundai: Ajustes no motor 1.0 Turbo e 1.0 Aspirado
A Hyundai também passou por mudanças em seus motores para atender às novas exigências do Proconve L8. Em um dos casos, o motor 1.0 turbo, que equipa o Creta, teve sua potência reduzida de 120 cv para 115 cv quando abastecido com gasolina. No entanto, o torque permaneceu inalterado, mantendo os 17,5 kgfm. Já o motor 1.0 aspirado, utilizado no HB20 e HB20S, manteve seus 80 cv e teve um pequeno aumento no torque, de 9,4 kgfm para 9,6 kgfm.

A redução de potência no Creta pode afetar a competitividade do modelo no mercado, especialmente entre os SUVs médios, mas, mesmo com essa mudança, a Hyundai continua apostando em outros aspectos do veículo, como design e recursos tecnológicos.
Modelos Hyundai afetados:
- HB20 Comfort Plus Tech: R$ 117.510
- HB20 Platinum Safety: R$ 128.010
- HB20S Comfort Plus Tech: R$ 123.010
- HB20S Platinum Safety: R$ 133.610
- Creta Comfort: R$ 147.390
- Creta Limited: R$ 162.490
- Creta Platinum: R$ 178.990
- Creta N-Line: R$ 187.590
Jeep: A redução nos motores 1.3 Turbo
A Jeep, outra marca do grupo Stellantis, também precisou reduzir a potência dos motores 1.3 turbo de seus modelos mais populares, como o Renegade, o Compass e o Commander. Esses carros, que antes entregavam até 185 cv com etanol, agora possuem uma potência máxima de 176 cv, independentemente do tipo de combustível utilizado. O torque de 27,5 kgfm foi mantido, mas os resultados de desempenho foram impactados, como no Compass, que agora leva 9,8 segundos para atingir 100 km/h, contra os 8,8 segundos que o modelo conseguia anteriormente com etanol.

Essas mudanças podem ter implicações na percepção de desempenho dos consumidores, especialmente para aqueles que buscam carros com um perfil mais esportivo, como o Renegade e o Compass. Apesar disso, a Jeep mantém sua aposta no design robusto e em recursos como tração 4×4, que continuam atraindo muitos consumidores.
Modelos Jeep afetados:
- Renegade Turbo: R$ 118.290
- Renegade Sport Altitude: R$ 152.990
- Renegade Longitude: R$ 171.990
- Renegade Sahara: R$ 179.990
- Renegade Trailhawk 4×4: R$ 179.990
- Renegade Willys 4×4: R$ 185.990
- Compass Sport: R$ 186.990
- Compass Longitude: R$ 208.990
- Compass Limited: R$ 227.990
- Compass Série S: R$ 247.990
- Commander Longitude: R$ 227.990
- Commander Limited: R$ 253.990
- Commander Overland: R$ 276.990
Renault: O Duster também perdeu potência
A Renault, por sua vez, também fez ajustes no motor de seu SUV compacto Duster. A versão Iconic do modelo perdeu potência, caindo de 170 cv para 163 cv, enquanto o torque passou de 27,5 kgfm para 25,5 kgfm. Embora a redução não seja tão drástica, ela pode ser notada por motoristas que buscam mais desempenho. A marca francesa ainda não divulgou as mudanças no motor 1.6 SCe, que equipa as versões mais básicas do Duster, mas especula-se que esse motor também tenha sofrido redução de potência e torque.

Modelos Renault afetados:
- Duster Iconic: R$ 165.890
O impacto dessas mudanças no mercado de carros no Brasil
A implementação do Proconve L8 está sendo um grande desafio para as montadoras, que precisam encontrar maneiras de manter a competitividade de seus modelos, ao mesmo tempo em que se adaptam às exigências ambientais. A redução de potência e torque em diversos modelos pode ter impacto nas vendas, principalmente entre os consumidores que buscam desempenho e potência. No entanto, é importante notar que essas alterações são necessárias para reduzir as emissões de poluentes e tornar os veículos mais sustentáveis.
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O mercado de carros no Brasil está, cada vez mais, indo na direção de modelos mais ecológicos e eficientes, com a eletrificação sendo uma tendência crescente. No entanto, enquanto os carros totalmente elétricos ainda não são uma opção viável para todos os consumidores, as montadoras estão fazendo o possível para equilibrar a necessidade de atender às regulamentações ambientais com a demanda por veículos potentes e eficientes.
Se você está pensando em comprar um dos modelos mencionados, é importante ficar atento às mudanças nos dados de desempenho, especialmente se você tem preferência por carros mais potentes. De qualquer forma, essas adaptações são parte de um esforço maior para reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade do ar nas cidades brasileiras. Portanto, se você deseja aproveitar as versões anteriores dos modelos, ainda há tempo até o final de março de 2025 para garantir um veículo com as especificações antigas.
A adaptação necessária e o futuro do mercado automotivo no Brasil
Com o avanço das leis ambientais, a indústria automotiva no Brasil está se adaptando para oferecer soluções mais ecológicas e eficientes. Embora a perda de potência de alguns dos modelos mais populares de carros seja um reflexo das novas exigências do Proconve, é importante lembrar que essas mudanças visam um benefício maior para o meio ambiente. E, com o tempo, espera-se que as montadoras introduzam novas tecnologias, como motores híbridos e elétricos, para atender a essa demanda crescente por veículos mais limpos e sustentáveis.
