Você pagaria R$ 99 mil por esse SUV? O novo VW Tera chega com promessa de sacudir o mercado
O mercado brasileiro de SUVs compactos está prestes a receber um novo competidor de peso: o Volkswagen Tera. Lançado oficialmente no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o crossover fabricado em Taubaté (SP) promete trazer uma combinação agressiva de tecnologia, custo-benefício e variedade de versões para brigar diretamente com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e, futuramente, até com o Jeep Avenger.
O grande destaque do lançamento fica por conta da versão de entrada, a Tera MPI, que terá preço promocional a partir de R$ 99.990 para o primeiro lote de 999 unidades. Mas será que vale a pena? A seguir, mergulhamos nos detalhes de todas as versões, seus diferenciais, motores, equipamentos, preços e até as estratégias da marca para competir num dos segmentos mais acirrados do mercado nacional.
Novo SUV da Volkswagen: o que é o Tera?

O Tera é o mais novo modelo da Volkswagen a ser produzido no Brasil, e chega com a missão de ocupar um espaço estratégico entre o Polo e o Nivus. Apesar de se tratar de um SUV compacto, a marca aposta forte na modernização da linha com uma identidade visual atual, boas opções de motorização e tecnologia embarcada que surpreende em um carro dessa faixa de preço.
Com produção nacional, o Tera ganha vantagens logísticas e fiscais em comparação aos importados, o que permite à VW oferecer uma gama mais ampla de versões com preços mais competitivos. Mas a cereja do bolo é o pacote de inteligência artificial embarcado, batizado de “Otto”, que promete transformar a experiência de conectividade no carro.
Inteligência artificial no painel: o “Otto”
O “Otto” é o novo assistente virtual da Volkswagen, resultado de uma colaboração com a Accenture Brasil. Integrado ao app Meu VW 2.0, que se conecta à central multimídia do carro, ele começa a ser oferecido a partir do segundo semestre nas versões Comfort e High, e como opcional na TSI. Seu funcionamento é simples: basta dizer “Fala, Otto!” e iniciar comandos por voz.
A proposta vai além dos comandos básicos de voz: o sistema é “generativo”, ou seja, aprende com o uso e se torna mais eficiente com o tempo. Em um mercado onde a tecnologia embarcada ganha cada vez mais relevância, esse diferencial pode colocar o Tera à frente da concorrência no quesito conectividade e usabilidade.
Todas as versões do VW Tera: o que cada uma oferece
Guia do Conteúdo
1. Tera MPI – a versão de entrada
- Preço: R$ 99.990 (primeiro lote) / R$ 103.990 (preço regular)
- Motorização: 1.0 aspirado flex, 84 cv
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Destaques de série:
- Seis airbags
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Monitoramento da pressão dos pneus
- Faróis e lanternas em LED
- Detector de fadiga
- Central multimídia
- Painel digital
- Sensores de ré
É a versão mais acessível do Tera e já chega bem equipada, principalmente em termos de segurança. Com o preço promocional, promete ter alta demanda, mas após o fim das 999 unidades iniciais, o valor sobe R$ 4 mil.
2. Tera TSI MT – equilíbrio entre preço e desempenho
- Preço: R$ 116.990
- Motorização: 1.0 turbo flex, 116 cv
- Câmbio: manual
- Destaques:
- Rodas de aço aro 16 com calotas escurecidas (liga-leve opcional por R$ 1.720)
- Tecido no painel
- Volante multifuncional com acabamento premium

Essa versão tende a ser a mais procurada, segundo a própria Volkswagen. Oferece melhor desempenho que a MPI e ainda mantém um preço competitivo para quem busca um SUV turbo com pegada esportiva, mesmo com câmbio manual.
3. Tera Comfort – mais conforto e tecnologia
- Preço: R$ 126.990
- Motorização: 1.0 turbo flex, 116 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
- Destaques:
- Rodas de liga-leve diamantadas aro 16
- Sistema Kessy (acesso e partida sem chave)
- Piloto automático adaptativo (ACC)
- Paddle shifts no volante
Essa versão já traz um toque mais sofisticado e urbano, com mais itens de comodidade. Pode vir com o pacote Comforto (R$ 1.400), que inclui ar digital e carregador por indução.
4. Tera High – topo de linha com pacote premium
- Preço: R$ 139.990
- Motorização: 1.0 turbo flex, 116 cv
- Câmbio: automático de 6 marchas
- Destaques:
- Rodas aro 17 diamantadas
- Iluminação ambiente
- Ar-condicionado digital
- Revestimento dos bancos premium
- Câmera de ré
- Carregador por indução
A versão mais completa do Tera. Para quem busca um SUV compacto com quase tudo de série, essa é a escolha. Pode receber ainda o pacote ADAS (R$ 2.839), com alerta de ponto cego e outras assistências à condução.
5. Tera Outfit The Town – série especial limitada
- Preço: R$ 142.990
- Base: Versão High com acabamento exclusivo
- Diferenciais:
- Rodas escurecidas
- Detalhes internos únicos
- Emblema “The Town” nas colunas
É uma edição especial voltada para quem busca exclusividade. Com base na versão topo de linha, oferece acabamento diferenciado e os mesmos opcionais, incluindo o pacote ADAS.
Cores disponíveis
- Preto Ninja
- Branco Cristal
- Cinza Platinum
- Vermelho Hypernova (metálico)
- Prata Lunar (metálico)
- Azul Ártico (metálico)
As três últimas cores têm acabamento metálico e poderão influenciar ligeiramente o preço final do carro, conforme escolha do comprador.
Concorrência direta e futura
Neste momento, os principais rivais do Tera são Fiat Pulse e Renault Kardian, mas o cenário deve ficar mais competitivo em 2026 com a chegada de modelos como Jeep Avenger, além de novos crossovers prometidos por GM, Nissan e Hyundai. A grande vantagem do Tera é sua ampla faixa de versões, que começa abaixo dos R$ 100 mil e pode chegar aos R$ 143 mil, cobrindo diferentes perfis de consumidores.
Expectativas e estratégia de mercado
Com a produção local, a Volkswagen pretende manter o Tera competitivo em preço e disponível em quantidade suficiente para não repetir os erros de outros lançamentos recentes com longas filas de espera. O vice-presidente de Vendas e Marketing da VW, Roger Corassa, afirma que a montadora acredita que o primeiro lote se esgotará no dia de abertura das vendas — 5 de junho.

Além disso, ao combinar versões aspiradas e turbo, câmbios manual e automático, e equipamentos modernos, o Tera mira em públicos diversos: desde o consumidor que busca seu primeiro SUV até aquele que quer tecnologia e conforto sem subir para o segmento médio.
