Como comprar carro 0km com MEI e obter até 30% de desconto? Entenda como funciona

Os microempreendedores individuais (MEI) têm a oportunidade de adquirir carros novos com até 30% de desconto por meio dos programas de venda direta das montadoras.

Segundo dados do Sebrae, existem cerca de 15 milhões de MEI em atividade no Brasil, entre eles profissionais como pintores, serralheiros, jardineiros, cabeleireiros e mecânicos. O MEI é uma forma menos burocrática de formalizar a prestação de serviços e venda de produtos, além de oferecer diversas vantagens.

As vendas diretas para CNPJ são realizadas por meio das concessionárias e diretamente com o fabricante. Vale ressaltar que a documentação exigida para solicitar o modelo pode variar conforme a montadora, mas geralmente inclui o cartão CNPJ e o certificado da condição de Microempreendedor Individual.

Como comprar carro 0km com MEI e obter até 30% de desconto? Entenda como funciona

Atenção aos detalhes

Entretanto, ao adquirir um veículo via CNPJ, é importante estar atento às peculiaridades do negócio. O carro passa a ser propriedade da empresa, e não do empresário, podendo ser penhorado em caso de dívidas judiciais. Além disso, as dívidas relacionadas ao veículo serão cobradas da empresa e penalidades podem ser aplicadas em caso de atraso no pagamento do IPVA.

Vale lembrar também que não é permitido vender o carro antes de completar 12 meses da compra para ter direito ao desconto. A transferência antes desse prazo não é permitida para proteger o mercado.

Cada marca possui suas próprias políticas de preço para as vendas diretas a CNPJ. Para verificar se um determinado modelo de carro possui desconto para MEI, é necessário consultar a área de vendas diretas nas concessionárias das marcas. Algumas montadoras, como Toyota, Volkswagen, Nissan e Hyundai, possuem programas de descontos que variam de acordo com o modelo e a quantidade de veículos adquiridos.

Confira os carros da Toyota 2023

Atenção à documentação

Embora a compra via CNPJ seja uma negociação relativamente simples, é preciso estar atento aos detalhes e documentos requeridos pela montadora. Em geral, o prazo para receber um carro comprado nessa modalidade pode demorar até 150 dias e o preço será reajustado de acordo com a tabela do mês de recebimento. No entanto, o desconto é mantido, mesmo que a marca tenha suspensão temporária no desconto em modelos mais procurados pelo público.

Com isso em mente, os microempreendedores individuais podem se beneficiar dos descontos oferecidos pelas marcas na compra de carros novos. A compra via CNPJ (acesse o gov)é uma opção viável para aqueles que desejam adquirir um veículo de forma mais econômica, mas é importante estar atento à documentação e peculiaridades do negócio para evitar problemas futuros.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

5/5 - (1 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias 5 carros tão grandes que podem não caber na sua garagem

Comprar um carro novo é sempre motivo de empolgação, mas antes de fechar negócio é…

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário