Ladrões não tem limite: carros com chave presencial podem ser roubados apenas com 1 fio

Ladrões têm utilizado um novo método de roubo de carros que contorna a segurança eletrônica dos veículos modernos. Entenda muito mais sobre a seguir!

A técnica, chamada de injeção CAN, foi detalhada em um post do blog pelo CTO da Canis Automotive Labs, Ken Tindell. O ataque depende do acesso físico aos barramentos CAN do veículo, a rede interna de computadores que mantém tudo funcionando. Por meio dessa técnica, o ladrão pode acordar os controladores do computador do carro, falsificar a presença da chave do carro e dirigi-lo para longe.

Para realizar esse ataque, o invasor precisa ter acesso físico ao barramento CAN do carro, ou seja, acessar os fios de dados que passam pelo veículo. Ao injetar comandos maliciosos na rede, é possível acordar os controladores do computador, falsificar a presença da chave e dirigir o carro sem ela. A obtenção desse acesso pode ser tão simples quanto arrancar o farol de um carro, já que faróis modernos de alta tecnologia se comunicam com todos os outros controladores eletrônicos em um carro.

Ladrões não tem limite: carros com chave presencial podem ser roubados apenas com 1 fio
Ladrões não tem limite: carros com chave presencial podem ser roubados apenas com 1 fio

Em alguns modelos de carros, os ladrões podem comprar alto-falantes Bluetooth modificados na dark web, que são capazes de injetar mensagens maliciosas na rede CAN do veículo, instruindo-o a desbloquear as portas mesmo sem a chave. Embora não seja o método mais fácil de realizar, já que requer que o ladrão desmonte parcialmente o carro-alvo, é poderoso quando feito corretamente – contornando completamente a chave do carro.

Confira agora os roubos da Hyundai e Kia, tik tok ensina!

Para combater esse tipo de ataque, Ken Tindell lista diversas soluções que as montadoras podem implementar, como a abordagem “zero trust”, em que cada dispositivo, até mesmo dentro da rede CAN interna do carro, precisa se verificar durante qualquer comunicação. Essa abordagem impediria esses tipos de ataques, mas exigiria um novo compromisso com a segurança das montadoras.

Deixe a sua opinião logo abaixo, fonte JaloPnik, aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Cinco carros clássicos que voltam para agitar o mercado brasileiro

Carros icônicos do passado estão de volta ao mercado brasileiro, combinando nostalgia e tecnologia moderna….

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs até 100 mil que surpreendem: os melhores modelos pelo preço certo

O mercado de SUVs até 100 mil vem crescendo rapidamente, atraindo motoristas que buscam conforto,…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário