Ferrari Dino recebeu o nome de um dinossauro? Entenda a origem do nome
O fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, homenageou seu filho falecido Alfredo Ferrari, apelidado de Dino, nomeando um dos carros mais icônicos da marca, o Dino. Entenda toda a história!

Alfredo era apaixonado por motores V6 e trabalhou com o engenheiro líder Vittorio Jano para projetar um motor V6 para a Fórmula 2, mas infelizmente faleceu antes de ver seus projetos se concretizarem. Em sua homenagem, Enzo nomeou o motor V6 de “Dino”.
A Ferrari utilizou o bem-sucedido motor Dino V6 em sua vitória na temporada de Fórmula 1 em 1958. Mais tarde, na década de 1960, a empresa precisou produzir 500 carros com uma variação do motor 2.0L para entrar no Campeonato Mundial de Fórmula 2 de 1967.
Enzo Ferrari foi apresentado a alguns esboços de um belo carro esportivo com motor central por Sergio Pininfarina. Isso ocorreu em um momento em que o layout de motor central era um interesse crescente para potenciais compradores de carros de luxo. A resposta positiva ao conceito Dino 206S no Salão do Automóvel de Turim em 1966 convenceu Enzo a dar aos seus clientes um carro com motor central.
Enzo não confiava na capacidade de seus clientes para lidar com essa configuração e exigiu que o veículo não fosse muito potente. Ele também criou a marca “Dino” sob a qual os carros V6 seriam vendidos. Enzo afirmou que não poderiam vender carros com metade dos cilindros sob a marca Ferrari, então surgiu o nome Dino.
A marca Dino foi oficialmente criada em 1968, juntamente com o lançamento do Dino 206 GT. O modelo usava o motor V6 2.0L, que produzia 180 cavalos de potência e era combinado com uma transmissão manual de cinco velocidades. Impressionantemente, porque o carro pesa pouco menos de 2.000 libras, ele conseguia atingir 60 mph em apenas 5,8 segundos.
Outras versões do modelo foram lançadas nos anos seguintes, incluindo o modelo V8 alimentado pelo motor 308 GT4, que saiu em 1973, produzindo 255 cavalos de potência. O nome da marca Dino foi abandonado em 1976 e os últimos anos do 308 e 208 foram nomeados como Ferraris.
Com informações do MOTOR BISCUIT, a Fiat também lançou um modelo chamado Fiat Dino entre 1966 e 1973. A razão pela qual o Dino existe é porque a Ferrari não conseguiu produzir 500 carros de rua para cumprir os requisitos de homologação para a Fórmula 2 e a Fiat interveio para ajudar. Em troca da ajuda, a Fiat pôde colocar o motor V6 de 2.0L em um de seus carros de rua também.
O Fiat Dino pode não ter a beleza ou a capacidade do modelo da Ferrari, mas o som do V6 e o estilo do Giugiaro fazem dele um clássico desejável. E sem ele, nunca teríamos aquele incrível motor Ferrari em um carro de rua.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
