As motos mais emplacadas no 1º trimestre: Fenabrave prevê crescimento de 9% para 2023
O mercado de motocicletas apresentou um crescimento expressivo em março de 2023, com um aumento de 32,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, a quantidade de motos emplacadas passou de pouco mais de 110 mil unidades para 145.945 unidades. O número total de motos emplacadas em março foi similar aos carros de passeio licenciados no mesmo período.

No acumulado do trimestre, o segmento registrou alta de 29,9%, contabilizando 357.062 unidades emplacadas em relação às 274.721 motocicletas lacradas no mesmo período do ano passado. O presidente da Fenabrave, Andreta Jr., afirmou que o estoque de motos está equilibrado e suprindo a demanda do mercado. Ele ressaltou que os compradores têm buscado alternativas de crédito como o consórcio e que a aprovação de crédito segue em torno dos 30% das propostas enviadas.
Apesar da satisfação com os resultados atuais, Andreta Jr. também admitiu que existe uma preocupação com o mercado e que ainda não há condições para rever as projeções para o ano. Ainda segundo ele, estamos diante de um cenário desafiador para 2023, marcado pelo alto endividamento das famílias, aumento da inadimplência e seletividade de crédito por parte das instituições financeiras. Esses fatores vêm restringindo a demanda por parte do consumidor, que vem perdendo seu poder de compra.
A Fenabrave projeta um crescimento de 9% no total de emplacamentos de motos para este ano, com um volume próximo de 1,5 milhão de unidades licenciadas. Enquanto isso, o segmento de veículos como um todo deve registrar crescimento de 3,3%.
Guia do Conteúdo
As motocicletas mais emplacadas no primeiro trimestre
Entre as 20 motocicletas mais emplacadas no primeiro trimestre, destacam-se: Yamaha Fluo 125, Honda CB 250F Twister, Honda ADV, Yamaha Neo 125, Yamaha NMAX, Yamaha YZ150 Fazer, Honda Elite 125, Yamaha Crosser 150, Honda CB 300F Twister, Honda XRE 300 e XRE 190 e CG 160. As cinco primeiras marcas em número de emplacamentos são: Honda (252.141), Yamaha (68.674), Mottu (10.746), Shineray (5.745) e Haojue (3.303).
O mercado também vem registrando crescimento no segmento de motocicletas elétricas. No acumulado do trimestre, houve aumento superior a 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, subindo de 1.617 para 2.116 unidades. Em março, foram lacradas mil e vinte e uma motocicletas elétricas – um crescimento de 83,3% sobre fevereiro e de 55,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar das projeções otimistas da Fenabrave para o mercado de motocicletas em 2023 e dos resultados positivos no primeiro trimestre deste ano, ainda há preocupações com as incertezas da economia brasileira e as perspectivas futuras para o setor, ressalta o site Motociclismo Online.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
