Kia convoca recall do Carnival: portas deslizantes podem fechar nas pessoas
A montadora Kia Motors está realizando um recall da minivan Carnival, fabricada na Coréia do Sul, devido a um problema nas portas laterais deslizantes elétricas que podem não funcionar adequadamente. O recall envolve 51.568 modelos fabricados entre 2022 e 2023.
O National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) divulgou que a função de inversão automática das portas pode não funcionar como esperado, o que pode resultar em lesões aos passageiros. Alguns casos foram relatados em que a porta não detectou obstruções durante o fechamento e travou, causando ferimentos.

Após investigação, a Kia concluiu que as lesões ocorreram devido à falta de consciência dos clientes sobre o fechamento das portas. A empresa não identificou nenhum problema específico relacionado ao design ou funcionamento das portas. Como medida de segurança, a atualização do software das portas incluirá dois sinais sonoros de aviso de que as portas estão se fechando e a velocidade de fechamento será reduzida à medida que as portas se aproximam do ponto de travamento.
Conforme apurado pelo Motor1, o recall abrange todos os modelos Carnival fabricados em 2022 e os modelos de 2023 fabricados até 22 de fevereiro de 2023. Os veículos fabricados após essa data já possuem a atualização em vigor. O processo será gratuito e a notificação oficial do proprietário começará em 28 de abril. A Kia aconselha os proprietários do Carnival a entrar em contato com sua concessionária local se estiverem preocupados.
Ainda não tivemos confirmação sobre recall no Brasil. Por aqui, a Carnival 2023 top de linha custa mais de R$ 500 mil reais.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!