Novas regras para levar crianças em carros e motos: fique por dentro para não ser surpreendido
Desde abril de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro implementou novas regras para assegurar a segurança das crianças no transporte em carros e motos.
A ONG Criança Segura Brasil aponta que acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte entre crianças no país, com aproximadamente 3.300 falecimentos anuais e 112 mil feridos gravemente.
De acordo com a Lei nº 14.071/2020, é obrigatório que crianças de até 10 anos ou com altura inferior a 1,45m sejam transportadas nos bancos traseiros dos Carros, utilizando dispositivos de retenção adequados para cada idade. Para bebês com até um ano, o recomendado é o uso do bebê conforto; crianças entre um e quatro anos devem utilizar a cadeirinha; já as que possuem entre quatro e sete anos e meio devem utilizar o assento de elevação.

Confira novas legislações absurdas
Após essa idade, o cinto de segurança do carro deve ser sempre utilizado. O descumprimento da lei segundo regulamento e informado pela UOL, pode resultar em multa gravíssima, perda de sete pontos na carteira e apreensão do veículo até que a irregularidade seja resolvida, com multa no valor de R$293,47.
No caso do transporte de crianças em motocicletas, existem também novas regras: é considerada uma infração gravíssima conduzir moto com crianças menores de 10 anos ou que não possuam condições para cuidar da própria segurança. As crianças devem usar capacetes aprovados pelo Inmetro e adequados ao seu tamanho. O motorista que não seguir as normas recebe multa de R$293,47 e tem seu direito de dirigir suspenso por dois a oito meses, além de precisar realizar um curso de reciclagem para reaver a carteira.
Em conclusão, é imprescindível transportar as crianças de forma adequada para garantir sua segurança no trânsito. O desrespeito às regras pode colocar em risco a vida da criança, além de ser uma infração gravíssima.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!