Anfavea afirma que fabricação de veículos está abaixo do nível pré-pandemia
A produção de veículos no Brasil continua abaixo do nível pré-pandemia, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Apesar do crescimento de 38,2% em março de 2023 em comparação ao ano anterior, a produção acumulada no primeiro trimestre ainda está cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia. No período de janeiro a março deste ano, foram produzidos 538 mil autoveículos, apenas 8% a mais do que no início do ano passado.
O presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, afirmou que houve uma redução de cerca de 30% no volume de produção para veículos pesados e, infelizmente, há novas paralisações anunciadas para abril. As vendas acumuladas no trimestre foram de 472 mil unidades, com crescimento de 16,3% sobre o mesmo período do ano passado. No entanto, a base do ano passado era muito baixa.

Em relação às exportações em março, mantiveram-se a média diária de fevereiro, indicando o cumprimento dos contratos com os principais destinos sem grandes crescimentos nos volumes. As exportações entre janeiro e março representaram um crescimento de 3,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Guia do Conteúdo
Setor de máquinas e equipamentos
No primeiro bimestre deste ano, o setor de máquinas apresentou déficit em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo informações do Car Blog, as máquinas agrícolas venderam 7.938 unidades, registrando uma queda de 15,9%, enquanto as rodoviárias tiveram uma queda de 7,2%, com vendas chegando a apenas 4.531 unidades. No entanto, houve um pequeno crescimento de vendas de máquinas agrícolas em fevereiro, apesar da expectativa do mercado para o aporte de novos recursos do Plano Safra 2022/23. As vendas de máquinas rodoviárias apresentaram desempenho tímido em fevereiro, explicado pela espera pelas políticas de investimentos em infraestrutura de várias esferas governamentais.
Apesar dos números positivos nas vendas e exportações no trimestre, a defasagem em relação aos volumes antes da pandemia é significativa. A paralisação na produção por conta da crise dos semicondutores também afetou o setor automotivo, gerando impacto nos volumes produzidos e nas vendas realizadas. No entanto, há uma expectativa positiva para os próximos meses com a retomada gradual das atividades econômicas no país e no mundo todo.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!