Kia Soul Elétrico tem recall por conta de risco de incêndio em sua bateria de alta tensão

A Kia está realizando um recall de alguns modelos do Kia Soul EV nos Estados Unidos e no Canadá devido a um possível risco de incêndio na bateria do veículo. De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias, o risco de curto-circuito elétrico aumenta o risco de lesões enquanto o carro está em movimento. O recall afeta cerca de 2.689 modelos do Kia Soul EV equipados com uma bateria E400 de alta voltagem fabricada pela SK On, produzidos entre 2015 e 2019.

Os documentos liberados pela NHTSA esclarecem que todos os Kia Soul EVs fabricados entre 2018 e 2019 estão incluídos no recall caso tenham sido produzidos entre 3 de julho de 2017 e 28 de setembro de 2018. Por outro lado, apenas modelos mais antigos fabricados entre 15 de julho de 2014 e 30 de junho de 2017 serão contabilizados caso suas baterias originais tenham sido substituídas sob garantia por uma bateria E400.

Kia Soul Elétrico tem recall por conta de risco de incêndio em sua bateria de alta tensão
Kia Soul Elétrico tem recall por conta de risco de incêndio em sua bateria de alta tensão

A causa exata do curto-circuito ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada a “precipitação excessiva anormal” dentro das células da bateria dos carros afetados que compõem o conjunto da bateria E400. Até agora, houve três incidentes térmicos relacionados às falhas das baterias defeituosas da Kia.

Os proprietários dos automóveis afetados receberão notificações por correio a partir do dia 26 de maio para agendar uma visita à concessionária para realização do reparo. A atualização permitirá que o carro detecte possíveis problemas na voltagem das células da bateria e evitará possíveis curtos-circuitos. Se a voltagem anormal for detectada, o aviso de luz elétrico no painel de instrumentos será ligado e a capacidade de carregamento será limitada a 80%. Caso isso ocorra, a concessionária substituirá toda a montagem da bateria gratuitamente e os proprietários que já pagaram pela substituição serão reembolsados.

É importante que os usuários rastreiem o recall por meio do aplicativo SaferCar do NHTSA e entrem em contato com um revendedor autorizado o quanto antes para agendar uma visita e garantir a segurança dos ocupantes do veículo. Ainda não há informações se o recall será expandido para outros países.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário