Como a Lexus projetou um volante muito melhor do que a Tesla?
A montadora de carros de luxo Lexus lançou seu primeiro SUV elétrico, o RZ 450e, que tem chamado a atenção por conta do seu volante tipo yoke. Mas afinal, o que é esse tipo de volante e por que ele é tão inovador?
O volante yoke é um volante em forma de “U”, que substitui o volante convencional em carros elétricos. A tecnologia usada no Lexus RZ450e equipado com o volante yoke é chamada steer-by-wire e utiliza sensores em vez de uma barra ligando o volante às rodas.
A quantidade de movimento rotacional do volante é detectada por um sensor que envia sinais para um motor elétrico na barra de direção sobre a movimentação necessária para as rodas da frente se moverem. Enquanto isso, outro motor elétrico no topo da coluna de direção oferece feedback ao motorista enquanto filtra vibrações indesejadas.

Uma das principais diferenças entre o volante yoke da Lexus e o da Tesla está na quantidade de graus que ele gira em cada direção. O da Lexus gira 150 graus em qualquer direção até chegar a um ponto fixo, totalizando 300 graus de rotação do volante – muito menos que os 840 graus do Tesla. Essa diferença significa que os motoristas precisam girar menos as mãos para manobrar em baixa velocidade, mas mantém a sensibilidade da direção em velocidades mais altas.
Além disso, o Lexus RZ450e possui físicos botões e alavancas para funções como setas, limpadores de para-brisa, luzes e controle de cruzeiro, tornando-o mais fácil de usar do que o volante minimalista da Tesla, em que a maioria das funções é operada por meio de uma tela sensível ao toque.
Com o uso do steer-by-wire, os engenheiros da Lexus conseguiram alcançar uma resposta rápida na direção, eliminando atrasos na resposta dos motoristas. O sistema traz ainda flexibilidade na localização do volante, permitindo mais espaço para os ocupantes do veículo. Além disso, permite que a relação de direção seja ajustada com facilidade, tornando-a responsiva em baixas velocidades e menos sensível em velocidades mais altas, garantindo assim melhor estabilidade.
Assim, o volante yoke do Lexus RZ 450e é um exemplo inovador da aplicação bem-sucedida da tecnologia steer-by-wire, proporcionando uma direção responsiva com maior segurança e comodidade para o motorista.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!