Seguro de carro está mais caro? Entenda os motivos dos aumentos
O aumento dos valores dos seguros de carro tem sido uma preocupação para muitos motoristas. Segundo um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a geração Z, que compreende pessoas nascidas entre 1990 e 2014, é a que mais desembolsa em média, cerca de 9,2% do valor do veículo em sua apólice, enquanto a geração Baby Boomer (nascidos entre 1943 e 1964) paga em média 5,2%.
Além disso, o estudo do IPEA aponta que homens solteiros pagam em média 10,4% do valor do carro no seguro, enquanto mulheres solteiras pagam cerca de 7,4%. Isso representa um aumento significativo em relação aos homens e mulheres casados.

De acordo com a Insurtech Tex, diversos fatores contribuíram para o aumento dos valores dos seguros de carro. A escassez de peças decorrente da pandemia e a crise no mercado de zero-quilômetro são alguns exemplos. Conforme informações do MOBIAUTO, essa situação resultou na elevação dos preços dos carros usados e seminovos na Tabela Fipe, gerando maior demanda no mercado desses carros.
Outro fator importante para o aumento dos valores dos seguros é o crescente número de roubos e furtos devido à falta de peças de reposição no mercado. Carros mais antigos têm um valor de seguro ainda maior: carros zero quilômetro pagam em média 4,6% do valor do carro enquanto carros de 6 a 10 anos pagam em média 8,6%.
O valor do seguro de carro é composto por diversos fatores, como valor e idade do veículo, endereço e estado civil do proprietário, finalidade do veículo e marca. Para economizar no seguro, é importante pesquisar diversas seguradoras para comparar preços, escolher um carro com menor índice de roubos e furtos, instalar dispositivos de segurança no veículo e pagar a franquia de reparo em caso de acidente.
Com base nisso, é importante destacar que os valores dos seguros de carro estão cada vez mais altos e variam de acordo com a geração e estado civil do proprietário. Por isso, é fundamental pesquisar diversas opções antes de escolher uma seguradora para conseguir economizar no valor final do seguro.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!