Motociclista que tem só 1 braço empina moto e faz sucesso na internet

Welliton Felipe, mais conhecido como “Bracinho do grau”, tem sido alvo de atenção nas redes sociais devido aos vídeos que publica realizando manobras em motocicletas, muitas vezes em vias públicas.

Utilizando um elástico que liga o Manete do acelerador a seu braço parcial, Welliton empina motos de diversos modelos, desde CGs até trail e nakeds esportivas. Apesar de parecer impressionante, é importante lembrar que tais manobras são infrações graves de trânsito.

O caso de Welliton levanta a questão da legalidade de pessoas com deficiência (PCD) pilotando motocicletas. Segundo a legislação brasileira, a CNH para PCD pode ser obtida na categoria A, desde que haja adaptações necessárias no veículo e uso de órteses ou próteses, conforme indicação médica especializada em medicina de tráfego.

Para PCDs que sofreram amputações, paralisia ou outras condições menos visíveis, as adaptações necessárias são determinadas por profissionais especializados em medicina de tráfego durante a avaliação médica e executadas por empresas especializadas em adaptações para PCDs. No entanto, é importante lembrar que pilotar motocicleta sem usar prótese física ou as adaptações do veículo impostas por ocasião da concessão ou renovação da licença para conduzir é uma infração grave de trânsito.

Motociclista que tem só 1 braço empina moto e faz sucesso na internet

As infrações cometidas por Welliton

Os vídeos postados pelo conhecido “Bracinho do grau” indicam que ele está cometendo diversas infrações graves de trânsito em vias públicas. O advogado e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), Marco Fabrício Vieira, destaca algumas dessas infrações:

  • Conduzir motocicleta fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;
  • Conduzir motocicleta com viseira levantada;
  • Dirigir veículo sem usar prótese física ou as adaptações do veículo impostas por ocasião da concessão ou renovação da licença para conduzir;
  • Conduzir o veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade.

Tentamos entrar em contato com Welliton através de seu perfil no Instagram, mas não obtivemos resposta.

Em suma, embora seja possível que pessoas com deficiência (PCDs) pilote motocicletas legalmente, é importante lembrar que infrações ao código de trânsito podem resultar em multas e suspensão do direito de dirigir. Além disso, as manobras realizadas por Welliton Felipe, também conhecido como ‘Bracinho do grau’, são infrações graves de trânsito e podem colocar em risco a vida dele e de outras pessoas.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias SUVs até 100 mil que surpreendem: os melhores modelos pelo preço certo

O mercado de SUVs até 100 mil vem crescendo rapidamente, atraindo motoristas que buscam conforto,…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário