Qual a porcentagem de mortes em acidentes com carros da Tesla são atribuídos ao piloto automático?
A Tesla tem sido líder no mercado de veículos elétricos (EVs) recentemente, e um dos principais atrativos para os consumidores é o Autopilot. No entanto, a segurança do sistema tem sido questionada após diversos acidentes fatais envolvendo veículos da Tesla. Mas afinal, qual é o percentual de mortes atribuídas ao Autopilot?
De acordo com o site TeslaDeaths, que monitora acidentes envolvendo veículos da Tesla, aproximadamente 5% de todas as mortes relacionadas à Tesla, ou seja, 19 das 373 mortes registradas, foram supostamente causadas por falhas do Autopilot. No entanto, é importante ressaltar que esses dados levam em consideração apenas os casos em que foi verificado que o Autopilot estava ativado durante um acidente fatal.

Apesar disso, especialistas apontam que essa afirmação pode ter algumas limitações, já que outras situações em que o mau funcionamento do sistema pode ter ocorrido, mas não foi registrado. Isso levanta questões sobre a real eficácia do Autopilot como uma tecnologia de direção autônoma segura.
O Autopilot tem sido alvo de críticas nos últimos anos, com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos investigando a tecnologia de direção autônoma e a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) investigando o Autopilot da Tesla após constatar 35 acidentes por falhas em seu sistema, inclusive nove que resultaram em mortes.
Embora a Tesla e Elon Musk acreditem que o Autopilot é mais seguro do que dirigir manualmente, especialistas no campo de veículos autônomos discordam dessas afirmações. É importante garantir a segurança da tecnologia antes de colocá-la em uso generalizado. Com as investigações em andamento pela NHTSA e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, parece que essa questão será levada a sério.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!