Por que a autonomia do carro elétrico diminui quando o tempo está frio?

O governo estabeleceu a meta de que todos os condutores utilizem carros elétricos até 2030, no entanto, a preocupação com a autonomia desses veículos ainda é uma realidade. Mas afinal, por que a autonomia dos carros elétricos diminui em dias frios?

De acordo com especialistas, as baterias dos carros elétricos são sensíveis à temperatura, o que significa que as reações químicas que geram energia diminuem em temperaturas mais baixas. Com isso, os elétrons se movem menos e geram menos energia. Além disso, nos dias frios, é necessário usar o aquecedor, que também utiliza energia da bateria. Esses fatores podem resultar em uma perda de autonomia de até 20%, apesar de alguns fabricantes terem conseguido reduzir essa perda para 10%.

Por que a autonomia do carro elétrico diminui quando o tempo está frio?

Embora as baterias dos carros elétricos não sejam muito diferentes das outras baterias usadas em dispositivos móveis, a forma como os elétrons se movem apresenta diferenças. Em temperaturas mais altas, os átomos se movem mais rapidamente, possibilitando que as reações químicas ocorram com mais facilidade. Por outro lado, em temperaturas mais baixas, como no inverno, essas reações são mais lentas.

A perda de autonomia em carros elétricos é uma das principais preocupações dos compradores. É importante lembrar que a autonomia declarada de um carro elétrico é baseada em condições ideais, ou seja, com temperatura ideal e sem o uso do aquecedor ou ar-condicionado. Na vida real, o clima pode ser desfavorável e é necessário usar o aquecedor para manter-se aquecido. Portanto, é fundamental levar em consideração a perda de autonomia ao comprar um carro elétrico e planejar adequadamente as viagens.

Em síntese, a perda de autonomia em carros elétricos devido ao frio ocorre porque as reações químicas que geram energia são menos eficazes em temperaturas mais baixas. Além disso, o uso do aquecedor também usa energia da bateria. Os compradores devem estar cientes dessa perda de autonomia ao escolher um carro elétrico e planejar suas viagens adequadamente, para evitar ficar sem energia no meio do caminho.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias 5 carros tão grandes que podem não caber na sua garagem

Comprar um carro novo é sempre motivo de empolgação, mas antes de fechar negócio é…

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário