Tesla reabilita as funções de janela remota para seus carros, após recall gigante
A Tesla anunciou nesta semana que está reativando gradualmente o controle remoto das janelas dos veículos que foram afetados pelo recall da NHTSA em setembro do ano passado.
A falha estava relacionada ao sistema de reversão automático de algumas das janelas, que poderiam exercer uma força maior do que o permitido, aumentando o risco de lesões aos ocupantes caso alguém colocasse as mãos para fora do carro.
Para resolver o problema, a Tesla realizou um recall de 1,1 milhão de veículos e prometeu resolvê-lo através de uma atualização de software. A empresa corrigiu o problema com uma atualização temporária que removeu algumas funcionalidades, como fechar automaticamente as janelas ao estacionar o veículo ou entrar no modo Car Wash. Essa medida foi necessária para cumprir as normas regulatórias da FMVSS 118.

Agora, novos relatos indicam que a empresa está reativando gradualmente essas funções para veículos nas versões de software 2023.2.12 e posteriores. A Tesla deve ter realizado uma mudança do lado do servidor para reativar as funções remotas das janelas nos veículos afetados. Alguns proprietários relataram receber uma notificação na tela do carro informando sobre a disponibilidade das novas funções das janelas.
Confira o Facelift do Tesla Model 3
Guia do Conteúdo
Mudanças Graduais
As mudanças estão sendo implementadas gradualmente para os proprietários dos veículos, nem todos terão acesso às funções remotas das janelas imediatamente. Para habilitar a função “Close Windows on Lock”, os proprietários devem acessá-la na tela sensível ao toque do carro, no menu “Controls” > “Locks”.
A Tesla também atualizou seu site para refletir as mudanças e encorajar os proprietários a atualizar o firmware do veículo. A atualização do software 2023.2.12 e posteriores garantirá que os veículos afetados pelo recall atendam aos padrões regulatórios e, portanto, poderão reativar as funções remotas das janelas previamente removidas como medida de precaução.
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que a Tesla aborda um recall com uma atualização de software. Em fevereiro deste ano, a empresa emitiu um recall voluntário para quase todos os veículos equipados com o FSD Beta, que foi posteriormente corrigido na atualização FSD Beta V11.3. Desde então, o desenvolvimento do FSD Beta tem avançado com atualizações semanais, embora alguns proprietários tenham relatado experiências mistas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
