Qual é o custo para ter um carro elétrico em diferentes estados brasileiros? Energia e IPVA
Adquirir um carro elétrico no Brasil é um investimento financeiro elevado, revelou Milad Kalume, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Jato do Brasil. Apesar dos custos de manutenção e recarga de bateria serem relativamente baixos, o valor de compra é até duas vezes maior do que os modelos a combustível. Contudo, há dois fatores positivos para aqueles que desejam ter um veículo elétrico: as isenções ou reduções do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o custo das tarifas de energia elétrica em cada estado.
Em relação às isenções do IPVA, oito estados brasileiros possuem especificações sobre a cobrança para veículos elétricos ou híbridos até 2019: Paraná, Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco. Alguns estados oferecem isenção total no imposto enquanto outros possuem alíquotas diferenciadas. A legislação também pode variar ao nível municipal.
No entanto, segundo Kalume, as isenções são incentivos insignificantes quando comparados ao alto investimento necessário na compra desses veículos.

Outro fator importante a se considerar é o preço da eletricidade em cada região. Assim como nos veículos a combustível, o preço para abastecer pode variar de acordo com a região. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibiliza um ranking das tarifas vigentes homologadas para consulta, mas é importante lembrar que os valores não incluem tributos e outros elementos presentes na conta de luz.
De acordo com Kalume, embora ainda seja um investimento financeiro alto adquirir um carro elétrico no Brasil, existem incentivos fiscais em alguns estados e cidades, além da possibilidade de economizar nos gastos com recarga de bateria. No entanto, o alto valor inicial ainda pode ser uma barreira para muitos consumidores.
Guia do Conteúdo
Economia ou segmento?
A final, carro elétrico é sinônimo de economia ou de segmento? De certa forma, um carro elétrico gera menos custo para ser “abastecido”, porém o valor do investimento é muito alto em relação a um carro a combustão. Muitos consideram os carros elétricos como um sinônimo de luxo ou de potência, o que, de fato, é parcialmente verdade, uma realidade que ainda é um pouco deturpada aqui no Brasil, quando se trata de real economia.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!