Problemas injustificados e mau uso são justificativas comuns das montadoras de carros elétricos
Um especialista identificou que a bateria do meu celular estava inflada, mas ao levar o aparelho a uma assistência técnica autorizada pela marca em São Paulo, fui informado de que o problema poderia ter sido ocasionado pelo uso inadequado do celular. Infelizmente, esse tipo de descaso é comum em diversos setores, onde os clientes são submetidos a cobranças indevidas por reparos originados por defeitos nos componentes dos produtos e falta de transparência.
Ainda que esse tipo de prática seja prejudicial para o consumidor, em 1990 passou a ser obrigatório no Brasil que os fabricantes realizem recall em caso de problemas com seus produtos que possam oferecer riscos. Em 2021, foram registradas 90 campanhas de recall no país. No entanto, quando o defeito não envolve risco à segurança, muitas vezes os fabricantes trocam o componente defeituoso somente durante o prazo de garantia, sem fazer um recall para alertar todos os clientes afetados.
5 carros elétricos que devem chegar em 2023 no Brasil e no Mundo
Os recalls brancos são uma prática pouco conhecida pelos usuários. Até 1990, a convocação para recalls era uma decisão exclusiva dos fabricantes. O primeiro recall no Brasil ocorreu em 1970, quando a Ford chamou todos os proprietários do Corcel I para ajustes na suspensão.

Nos Estados Unidos, a lei do recall vigora desde 1966. A primeira convocação registrada nesse país foi em 1915, quando donos de um modelo de carro da Ford foram chamados para trocar o estofamento dos bancos por conta da proliferação de ácaros.
Mesmo que ainda não existam relatos de problemas similares com as baterias dos carros elétricos, é importante estar atento a possíveis falhas nos componentes dos produtos eletrônicos. Caso note qualquer problema, procure assistência técnica especializada imediatamente. Afinal, a segurança do consumidor deve ser prioridade para as fabricantes.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
