Concorrente do Google Maps cria sistema para evitar acidentes fatais
A empresa HERE, concorrente do Google Maps, está trabalhando em um novo sistema de segurança para evitar acidentes fatais causados por motoristas que dirigem em sentido contrário. Segundo relatório do Departamento de Transporte da Flórida, entre 2009 e 2013, houve mais de 6.300 acidentes desse tipo, resultando em lesões graves e mortes.
Diversas medidas já foram tomadas pelas autoridades, como placas de sinalização “errada” e painéis eletrônicos para alertar outros motoristas. A Sygic, empresa líder em software de navegação, criou um mecanismo colaborativo para relatar motoristas que dirigem em sentido contrário.
Agora, a HERE propõe reformular as capacidades de segurança do seu software de navegação para identificar automaticamente veículos que trafegam na direção errada e emitir alertas tanto para o motorista quanto para outros carros na estrada. A tecnologia usaria sensores e câmeras instalados em um veículo autônomo para capturar imagens da estrada à frente e processá-las para determinar se há um veículo indo na direção oposta.

Guia do Conteúdo
Detecção e alerta
Quando um carro que dirige em sentido contrário é detectado, a tecnologia da HERE pode gerar avisos tanto para o motorista do carro quanto para outros motoristas na estrada. Além disso, enviará informações detalhadas sobre o veículo errante, incluindo velocidade, coordenadas onde foi detectado e número da placa do carro pela rede conectada.
A tecnologia ainda está em fase de patenteamento, mas como a HERE já fornece software para milhões de carros em todo o mundo, pode ser uma funcionalidade pré-carregada nos próximos anos. A empresa ressalta que sua tecnologia pode ser adaptada para todos os modelos de veículos, não apenas para aqueles com capacidades autônomas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!