5 coisas que os proprietários de Porsche não comentam

O ator Tom Cruise ficou conhecido por suas participações em filmes que apresentam carros da marca alemã Porsche. Desde a famosa frase “Não existe substituto” dita por ele no filme “Negócios arriscados”, lançado há quarenta anos, muitas produções estreladas pelo ator apresentaram carros da montadora. Apesar disso, poucas alcançaram o mesmo sucesso que o filme que marcou a frase icônica.

A Porsche tem uma história marcada pela relação de seu fundador, Ferdinand Porsche, com Hitler e pelo envolvimento da montadora com o nazismo. Além disso, a empresa também enfrentou problemas com o tratamento dado ao co-fundador judeu. Apesar desse passado vergonhoso, a marca conseguiu superar essas questões e criar uma nova identidade para si.

Muitos jovens entusiastas de carros podem não conhecer esses fatos históricos e associam a montadora somente com carros esportivos de alta performance. No entanto, além do passado controverso, existem outras coisas que os proprietários de Porsches preferem não divulgar.

A confiabilidade dos carros Porsche é abaixo da média: segundo o RepairPal, os modelos têm uma pontuação de 2.0 em um total de 5.0 e estão em último lugar entre todas as marcas de veículos avaliadas pela empresa. Alguns modelos são mais confiáveis do que outros: por exemplo, o Porsche 718 Cayman recebe uma pontuação de confiabilidade de 6.4 em um total de 10.0 enquanto que o Porsche Macan recebe um ainda menor de 6.1 em um total de 10.0. O conversível Porsche 991 atinge uma pontuação de confiabilidade de 8,5 em um total de 10,0, enquanto o Porsche 911 cupê recebe uma pontuação de confiabilidade de 8,4 em um total de 10,0.

10 coisas que os proprietários de Porsche não comentam
Fonte: HOTCARS.

Ter um Porsche pode sair caro: segundo a CarEdge, os modelos da marca terão um custo médio de US $22.075 (vinte e dois mil e setenta e cinco dólares) para manutenção e reparos durante seus primeiros dez anos de uso. Isso é US $10.031 (dez mil e trinta e um dólares) acima da média do setor de carros de luxo. Além disso, há uma chance de 51,17% que um Porsche precise de grandes reparos durante esse período.

Guia do Conteúdo

Roubos e problemas específicos

Os Porsches são alvos frequentes para roubo: segundo a Forbes, em 2013 o Porsche Panamera e o Audi A5/S5 eram as marcas preferidas dos ladrões na Europa. Mesmo após uma década, pouco mudou: por exemplo, uma análise do Gesamtverband der Deutschen Versicherungswirtschaft (GDV) sobre roubos automotivos na Alemanha em 2019 indica que a marca ainda está entre as mais roubadas.

Alguns modelos da marca possuem problemas específicos: o relatório aponta que o problema mais comum encontrado pelos proprietários dos modelos Cayman é vazamento de óleo. Já nos modelos Macan e no icônico 911 também foram relatados casos desse problema em diversas partes do motor.

Por fim, se você está pensando em adquirir um Porsche Cayenne modelo 2004 é melhor reconsiderar: ele possui nove recalls registrados no sistema.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Bruno Martendal
Especialista em finanças e seguros, aprecia o mundo dos automóveis e se aprofundou na área de proteção do seu patrimônio. Hoje se divide entre outros projetos, na redação do Agora Motor, sempre trazendo reviews e análises sobre os melhores seguros automotivos!
Posts relacionados
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário