Tesla Model Y foi o carro mais vendido da Europa no 1º trimestre de 2023
O Tesla Model Y registrou um aumento de 179% nas vendas e se tornou o carro mais vendido na Europa no primeiro trimestre de 2023. O SUV elétrico superou o Dacia Sandero e o Peugeot 208, conquistando o topo da lista em 27 mercados europeus. Em março, o Tesla Model Y liderou o ranking novamente, repetindo o feito de setembro e novembro de 2022. A Volkswagen foi a marca mais vendida no geral, à frente da Toyota e da Peugeot.
De acordo com a JATO, este é o primeiro trimestre que o Model Y ganha o primeiro lugar, indicando um aumento no registro do carro na Europa, ocupando a posição 31 no Q1 de 2022 e pulando 30 posições em um único ano. Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, afirma que o sucesso das vendas se deve ao “aumento na produção juntamente com menos problemas na cadeia de suprimentos”.
Ele sugere que o Model Y provavelmente estará entre os cinco veículos mais vendidos na Europa em 2023. As vendas do Tesla Model 3 caíram 40% no Q1 de 2023, provando a preferência dos compradores pelos SUVs. A Tesla está trabalhando em um modelo Model 3 renovado, com um Model Y atualizado rumores para o próximo ano.

No primeiro trimestre de 2023, houve um aumento de 17% nas novas matrículas de carros na Europa, totalizando 3.220.806 unidades, o maior número desde 2019 (pré-Covid). Os carros totalmente elétricos representaram 13,4% do total das novas matrículas de carros, com 430.700 unidades.
A Tesla obteve a maior fatia do bolo, com uma participação de 22% nas matrículas BEV, superando o recorde do ano anterior. O Grupo VW ocupou o segundo lugar no ranking BEV por uma pequena margem, apesar de ultrapassar o crescimento da Tesla em março e possuir os modelos ID.3 e ID.4 em terceiro e quarto lugar nos rankings, respectivamente.
Geely e SAIC (MG) também apresentaram bons resultados no período, mostrando que este é apenas o começo da ofensiva dos fabricantes chineses no Velho Continente. O Toyota bZ4X, atualmente a única oferta totalmente elétrica na gama europeia da marca japonesa, apresentou um grande aumento nas vendas de 437% no primeiro trimestre, mas não conseguiu entrar no top 10 com apenas 3.700 matrículas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
