Esses itens são de porte obrigatório para todo motorista
Os condutores precisam estar cientes das obrigatoriedades para dirigir qualquer veículo e atentos às determinações para evitar multas. Veja agora itens obrigatórios!
A legislação brasileira prevê penalidades específicas para quem não cumprir as regras. Em relação aos carros, há equipamentos e documentos de porte obrigatório que devem estar presentes antes de pegar ao volante.
Com as constantes mudanças na legislação e a evolução da tecnologia, muitos motoristas têm dúvidas quanto às novas determinações. Desde 2015, o extintor de incêndio passou a ser facultativo para alguns tipos de veículos. Além disso, o kit de primeiros socorros já foi um utensílio obrigatório em 1998, mas a decisão foi revogada no ano seguinte.

A Resolução nº 912 do Contran estabelece uma lista extensa de itens obrigatórios para os veículos em circulação, entre eles: cinto de segurança, luzes de posição, faróis, lanternas (de iluminação, freio, posição, direção e marcha à ré), espelhos retrovisores, lavador e limpador de para-brisa e estepe. Os condutores também precisam estar atentos aos documentos necessários para dirigir, como a CNH e o CRLV, que podem ser apresentados no celular por meio do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito.
Confiram as mudanças da nova CNH
Guia do Conteúdo
Dicas importantes:
Vale lembrar que o porte do CRLV e da CNH pode ser dispensado caso o agente de trânsito tenha acesso ao sistema informatizado para verificar a regularidade do condutor e do veículo. No entanto, é recomendável ter sempre meios de apresentar os documentos obrigatórios para evitar multas.
Por fim, é importante destacar que o CRV, Renavam, IPVA e DPVAT não precisam acompanhar o condutor sempre no veículo. O CRV só precisa ser apresentado no momento da venda do carro, enquanto o Renavam é um código monitorado pelo Denatran para identificar as informações do veículo. Já o DPVAT é um seguro que costuma ser pago anualmente pelos proprietários de veículos, mas não tem sido cobrado nos últimos três anos. O IPVA precisa ser quitado para que seja possível expedir o CRLV.
Portanto, para garantir a segurança no trânsito e evitar multas, é fundamental estar atento às obrigatoriedades estabelecidas pela legislação brasileira. Lembre-se sempre de conferir se os itens obrigatórios estão presentes no seu veículo e se você está portando os documentos necessários antes de pegar a estrada!
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
