Esses itens são de porte obrigatório para todo motorista

Os condutores precisam estar cientes das obrigatoriedades para dirigir qualquer veículo e atentos às determinações para evitar multas. Veja agora itens obrigatórios!

A legislação brasileira prevê penalidades específicas para quem não cumprir as regras. Em relação aos carros, há equipamentos e documentos de porte obrigatório que devem estar presentes antes de pegar ao volante.

Com as constantes mudanças na legislação e a evolução da tecnologia, muitos motoristas têm dúvidas quanto às novas determinações. Desde 2015, o extintor de incêndio passou a ser facultativo para alguns tipos de veículos. Além disso, o kit de primeiros socorros já foi um utensílio obrigatório em 1998, mas a decisão foi revogada no ano seguinte.

Esses itens são de porte obrigatório para todo motorista

A Resolução nº 912 do Contran estabelece uma lista extensa de itens obrigatórios para os veículos em circulação, entre eles: cinto de segurança, luzes de posição, faróis, lanternas (de iluminação, freio, posição, direção e marcha à ré), espelhos retrovisores, lavador e limpador de para-brisa e estepe. Os condutores também precisam estar atentos aos documentos necessários para dirigir, como a CNH e o CRLV, que podem ser apresentados no celular por meio do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito.

Confiram as mudanças da nova CNH

Guia do Conteúdo

Dicas importantes:

Vale lembrar que o porte do CRLV e da CNH pode ser dispensado caso o agente de trânsito tenha acesso ao sistema informatizado para verificar a regularidade do condutor e do veículo. No entanto, é recomendável ter sempre meios de apresentar os documentos obrigatórios para evitar multas.

Por fim, é importante destacar que o CRV, Renavam, IPVA e DPVAT não precisam acompanhar o condutor sempre no veículo. O CRV só precisa ser apresentado no momento da venda do carro, enquanto o Renavam é um código monitorado pelo Denatran para identificar as informações do veículo. Já o DPVAT é um seguro que costuma ser pago anualmente pelos proprietários de veículos, mas não tem sido cobrado nos últimos três anos. O IPVA precisa ser quitado para que seja possível expedir o CRLV.

Portanto, para garantir a segurança no trânsito e evitar multas, é fundamental estar atento às obrigatoriedades estabelecidas pela legislação brasileira. Lembre-se sempre de conferir se os itens obrigatórios estão presentes no seu veículo e se você está portando os documentos necessários antes de pegar a estrada!

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário