Existe algum risco para a segurança do condutor ao passar com carro elétrico na água?
Os veículos elétricos já são uma realidade no mercado atual, mas ainda geram incertezas em relação à sua segurança em dias de chuva. Entretanto, é possível afirmar que esses carros são seguros para dirigir em terrenos molhados, sem riscos para motoristas e passageiros.
Diferentemente dos modelos a combustão, os carros elétricos possuem sistemas de proteção eficientes com conectores selados. Esses conectores ficam em uma espécie de couraça projetada para não ter contato com água, o que reduz consideravelmente o risco de estragos.

Além disso, ao atravessar trechos alagados, os carros elétricos apresentam vantagens em relação aos modelos a combustão. Enquanto estes precisam engatar marcha mais forte e manter giro alto para evitar a entrada de água pelo escapamento, os veículos elétricos não possuem cano de descarga, o que elimina esse problema.
Caso ocorra algum problema na vedação do sistema dos carros elétricos, as baterias foram projetadas para evitar qualquer situação de risco no contato com a água. Nesse caso, existe uma conexão de emergência entre o carro e as baterias que é desativada assim que um problema é detectado, atuando como um disjuntor e desarmado os polos da bateria, fazendo com que o carro pare de funcionar. Mesmo em uma eventualidade de curto-circuito, os ocupantes do veículo não sentirão nenhum choque elétrico.
Quando se trata da recarga do veículo elétrico durante a chuva, há um risco reduzido se o eletroposto for instalado seguindo as normas de segurança. As diretrizes de instalação devem ser seguidas para que a proteção atue antes ou no momento da fuga da corrente elétrica, vedando-a.
De maneira geral, os carros elétricos são seguros para transitar em dias chuvosos e terrenos molhados, além de não emitirem gases nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
