A história das três gerações do Dodge Challenger de 1970-2023
A montadora norte-americana Dodge apresentou em 1970 o Dodge Challenger, um carro que surgiu para concorrer com o Mustang da Ford e o Camaro da Chevrolet. Para isso, a Dodge produziu várias opções de motores V8, incluindo o HEMI de 426 polegadas cúbicas. O modelo inicial foi lançado em 1969 como modelo de 1970, tendo como base a plataforma E-body da terceira geração do Plymouth Barracuda.
As opções de carroceria eram cupê ou conversível, e foram disponibilizados quatro pacotes diferentes: base, SE (edição especial), R/T (estrada/pista) e T/A (Trans-Am). Ao todo, foram nove opções de motor, sendo o mais potente o V8 HEMI com 425 cavalos. Para a transmissão, estavam disponíveis uma automática TorqueFlight e uma manual de três ou quatro velocidades com câmbio Hurst pistol-grip. Além disso, para os modelos maiores do Challenger, havia um diferencial traseiro Dana 60 com limitador.
No mesmo ano em que foi lançado, a Dodge levou o Challenger às corridas. Com design vibrante e chamativo, o veículo foi destaque em filmes de Hollywood e vendeu 83 mil unidades. Em 1971, o Challenger recebeu novas cores e grafismos, além de uma nova grade com duas entradas de ar e lanternas duplas na parte traseira. No entanto, algumas opções foram perdidas por causa dos novos regulamentos da EPA.

Em 1972, o modelo perdeu ainda mais opções de motores e não houve disponibilidade do HEMI. Em 1973, novos regulamentos fizeram com que o Challenger tivesse para-choques dianteiros desagradáveis em blocos de borracha. A última primeira geração do Dodge Challenger saiu de linha em 1973, após vender cerca de 188.600 unidades em cinco anos.
Dezoito anos depois, em 2008, foi apresentado o conceito do novo Dodge Challenger no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte. O veículo foi muito bem recebido pelos consumidores e voltou às ruas com a versão SRT8 equipada novamente com um motor HEMI 6.1L que produzia 425 cavalos.
Desde então, a Dodge lançou outras versões do Challenger com novos recursos e motores mais potentes. Em 2015, foi lançada a primeira versão do Hellcat com um motor supercharged HEMI de 6.2L e uma potência impressionante de 717 cavalos. Já em 2018, o Demon SRT8 foi lançado com um pico máximo de pressão de 14.5psi, gerando 840 cavalos e permitindo uma aceleração de 0 a 60 mph em apenas 2,3 segundos.
Guia do Conteúdo
Dodge Challenger: a evolução não para
A última versão do Dodge Challenger lançada pela montadora americana em 2023 foi o Demon 170, um modelo com pneus slicks para arrancada e produzindo incríveis 1025 cavalos. Entretanto, esse modelo foi banido pela Associação Nacional de Corridas de Hot Rod (NHRA) devido à necessidade de uma gaiola de segurança e um pára-quedas para postar números tão impressionantes.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
