Carro com energia solar, Lightyear está tentando voltar dos mortos leiloando protótipos
A startup holandesa Lightyear, que desenvolve carros elétricos, está vendendo protótipos do modelo 0 por um preço muito abaixo do valor original. O modelo, que tinha assistência solar e custava 250 mil euros, não teve grande interesse dos consumidores e levou a empresa à falência em janeiro deste ano. Agora, é possível adquirir um dos protótipos por €32.000 ($35.510) na plataforma holandesa Troostwijk Auctions.
O modelo 0, que tinha uma potência de 174 cavalos, era inviável para a maioria das pessoas devido ao seu alto preço. Com a venda dos protótipos parcialmente construídos, das baterias e dos motores, é possível torná-lo dirigível com muito esforço. Contudo, o modelo não é legal para uso nas ruas, pois é um carro-show com velocidade máxima de apenas 12 mph.

A Lightyear agora concentra seus esforços exclusivamente no desenvolvimento do modelo 2, que promete ser um carro elétrico mais acessível e popular. Com preço inicial de 40 mil euros e autonomia superior a 500 milhas, graças à sua aerodinâmica elegante e teto solar, a empresa espera que o novo modelo seja um sucesso de vendas. No entanto, a produção do modelo 2 depende do sucesso de vendas do modelo 0.
Após a falência da empresa em janeiro, foi anunciado em abril deste ano um esforço de reestruturação para a criação da nova entidade Lightyear Technologies, que agora emprega apenas cem pessoas. No final de 2022, a empresa havia empregado seiscentas pessoas. Para garantir a produção do modelo 2, a Lightyear busca investimentos externos e venda de ativos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
