Por que o marcador de temperatura sumiu do painel de carros modernos?
Carros modernos substituem marcador de temperatura por luzes-espia
Com a evolução dos sistemas de arrefecimento, os carros modernos já não contam mais com o marcador de temperatura no painel. Em seu lugar, os fabricantes passaram a utilizar duas luzes-espia, que indicam se o motor ainda está frio ou se há algum problema no sistema de arrefecimento.
A luz vermelha acende antes mesmo do motor chegar ao ponto de superaquecimento, alertando o motorista para desligar o carro e procurar assistência imediatamente. Caso nenhuma providência seja tomada, as consequências podem ser graves e incluem danos ao cabeçote do motor.
Apesar da ausência do marcador de temperatura, todo o aparato técnico para monitorar o sistema de arrefecimento continua presente no carro. Além disso, é possível obter informações precisas sobre a temperatura do líquido através da porta OBD2.

Algumas montadoras decidiram incluir novamente o marcador de temperatura em modelos específicos, atendendo à pressão dos consumidores por um maior número de indicadores no painel. No entanto, se o sistema de arrefecimento for mantido em dia e os prazos de troca do líquido forem respeitados, a luz vermelha só irá acender durante a checagem rotineira ao dar partida no motor.
Em resumo, as luzes-espia cumprem a mesma função do antigo marcador de temperatura. Mesmo sem esse indicador, é possível monitorar o sistema de arrefecimento do carro para garantir que ele esteja funcionando corretamente e evitar problemas mais graves.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
