Toyota monta plano estratégico para tirar o atraso e dominar setor de veículos elétricos
A Toyota anunciou sua nova estratégia para se tornar líder no mercado de carros elétricos. O plano se baseia em três etapas, que visam aumentar a produtividade e lucratividade até 2030. O CEO da empresa, Koji Sato, afirmou que serão adotados novos conceitos e abordagens diferenciadas para competir com rivais como BYD e Tesla.
A primeira fase do plano já está em andamento, com o lançamento da linha de veículos elétricos da Toyota. Na segunda fase, prevista para 2026, será lançada uma plataforma completamente nova de veículos elétricos e a capacidade de produção será ampliada para 1,5 milhão de unidades anualmente em todo o mundo.
Na terceira fase, a Toyota adotará um novo sistema de software automotivo para desbloquear novos fluxos de receita, modelos de negócios e ciclos mais eficientes no desenvolvimento dos produtos. Com essa nova configuração, os carros elétricos da marca poderão dobrar sua autonomia, graças ao uso mais eficiente das baterias. Isso permitirá à empresa reduzir os preços dos seus carros elétricos e impulsionar o volume de produção para avançar dos 1,5 milhão vendidos por ano em 2025 para 3,5 milhões até 2030.
A Toyota continuará a investir em outras frentes para a transição energética adequadas ao mercado específico, como no Brasil, onde a empresa anunciou recentemente investimentos de R$1,6 bilhão para a produção de um veículo híbrido flex nacional e um projeto para produzir hidrogênio verde a partir do etanol para abastecer veículos a células de combustível.

Com essa nova estratégia, a Toyota se adapta à fase de transição para veículos elétricos e pretende liderar o mercado com uma nova configuração de software que permitirá fazer mais com menos investimento e recursos. Essa abordagem diferenciada significa que a produtividade da empresa deve melhorar significativamente.
Em síntese, a Toyota se posiciona para liderar o mercado de carros elétricos ao adotar uma abordagem diferenciada baseada em três etapas. A primeira fase já está em andamento com o lançamento da linha de veículos elétricos da empresa. A segunda fase virá em 2026 com o lançamento de uma plataforma completamente nova de veículos elétricos e ampliação da capacidade de produção. Na terceira fase, a gigante japonesa irá adotar um novo sistema de software automotivo para desbloquear novos fluxos de receita, modelos de negócios e ciclos mais eficientes no desenvolvimento dos produtos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
