Vendas de carros 0km na China avançam em março, puxados por elétricos
No último mês de março, as vendas de carros 0km na China tiveram um desempenho positivo. De acordo com a CAAM (Associação de Fabricantes do maior mercado mundial), foram comercializadas cerca de 2,451 milhões de unidades no período, o que representa um aumento de quase 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado segue a mesma tendência observada em fevereiro deste ano.
No acumulado do primeiro trimestre deste ano, foram vendidos 6,076 milhões de veículos, porém o desempenho ruim registrado em janeiro influenciou no resultado geral, representando aproximadamente 433 mil veículos a menos nas ruas comparado ao mesmo período do ano anterior. A BYD se destacou dentre as montadoras, com 181.891 unidades vendidas e um aumento superior a 70% nos últimos doze meses.

Guia do Conteúdo
RANKING DAS MONTADORAS MAIS VENDIDAS
No ranking das montadoras mais vendidas, a Vice Volkswagen ficou em segundo lugar, com 162.039 unidades comercializadas. No entanto, perdeu cerca de 10% dos compradores e já amarga uma desvantagem superior a 42 mil unidades em apenas três meses. As montadoras Toyota e Honda ocuparam o terceiro e o quarto lugar, respectivamente, sendo que a última apresentou uma queda significativa (-45%) dentre as dez primeiras colocadas.
Em quinto lugar ficou a Tesla, com 76.663 unidades vendidas, o que representou um aumento de 16,5% no comparativo anual. Na disputa entre os modelos mais vendidos na China no mês de março, o Tesla Model Y encerrou cinco meses consecutivos na liderança do Song Plus e se tornou o modelo mais vendido no período.
A BYD teve um resultado expressivo com quatro modelos no top 5, sendo eles o Qin Plus, o Yuan Plus e o Dolphin, além do Song Plus que ficou em terceiro lugar. A marca número 1 na China recentemente chegou ao mercado brasileiro e ocupou apenas a 8ª colocação. O destaque negativo ficou por conta do Nissan Sylphy (23.170) que perdeu mais da metade dos compradores de 2022 e caiu para a 9ª posição nas últimas semanas.
Além disso, a matéria aponta que o Lavida da Volkswagen repetiu a sétima posição de fevereiro, sendo esta a pior posição já registrada por um modelo da marca alemã. A Tesla assegurou seus dois carros mais vendidos no top 10 com a décima colocação do Model 3. Novos modelos como o Haval H6 emplacaram cerca de 14.841 unidades no mês de março.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!