Mais um golpe do falso IPVA continua atormentando motoristas
Motoristas devem ficar atentos ao golpe do falso IPVA, que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos.
Os criminosos enviam boletos de cobrança para os proprietários de veículos, mesmo que o imposto já esteja quitado, com o objetivo de roubar dados pessoais e aplicar outros golpes. Para evitar cair nessa armadilha, é importante seguir algumas recomendações.

O IPVA é um imposto estadual obrigatório, calculado com base no valor venal do carro e arrecadado pelos governos estaduais. O dinheiro é utilizado para investimentos em áreas como saúde, educação e segurança pública. É fundamental estar atento aos prazos de pagamento e descontos oferecidos pelo governo estadual para evitar multas e apreensão do veículo.
O golpe do falso IPVA tem sido difundido por meio de mensagens de texto ou e-mails informando sobre débitos em aberto e ameaçando a apreensão do veículo caso o pagamento não seja efetuado em determinado prazo. É importante ressaltar que o DETRAN não utiliza esses meios para comunicação e que tudo isso é uma farsa.
Guia do Conteúdo
Como se proteger do golpe do falso IPVA
Para evitar cair nesse golpe, é preciso estar atento às mensagens ou e-mails que oferecem descontos inesperados e não fornecer informações pessoais ou bancárias sem verificar a veracidade do contato. Verifique também o nome e código de barras do boleto de pagamento e desconfie de descontos muito altos.
Outra dica importante é verificar se o site do DETRAN é seguro, checando se o endereço começa com “https://” e possui um cadeado no canto esquerdo da barra de endereços. É possível fazer a consulta do valor do IPVA diretamente no site do Detran e confirmar se o nome do beneficiário é o próprio Detran ou a secretaria da Fazenda do estado. Em caso de dúvida, entre em contato com o seu estado de origem e verifique se há algum débito em aberto em seu nome.
Com essas medidas simples, é possível prevenir-se contra o golpe do falso IPVA e evitar prejuízos financeiros e transtornos desnecessários. Fique atento e proteja-se!
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!