Governo de SP quer isentar IPVA de carros elétricos e híbridos
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou durante um evento na fábrica da GWM em Iracemápolis, interior do estado, que pretende retirar a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos carros elétricos e híbridos já em 2024.
Segundo o governador, essa medida tem como objetivo tornar mais competitivos no mercado os modelos de carros elétricos e híbridos. Se concretizada, essa isenção pode ser uma vantagem significativa em relação aos carros movidos à combustão. Atualmente, São Paulo é um dos estados com maior concentração de mercado de veículos eletrificados no Brasil, além de liderar as principais iniciativas para a produção desses modelos.

A GWM está investindo para produzir veículos elétricos e híbridos na fábrica do interior do estado e a Toyota anunciou um aporte de R$ 1,7 bilhão para fazer um novo SUV compacto com motor híbrido flex na unidade de Sorocaba (SP).
Guia do Conteúdo
O caminho para um estado mais sustentável
Essa medida também pode incentivar as montadoras a investirem ainda mais em modelos elétricos e híbridos no país, tornando esses modelos mais acessíveis ao público brasileiro. No entanto, essa decisão vai na direção contrária à defendida pela Anfavea, que representa as montadoras instaladas no Brasil. Essa entidade articula com o governo federal um possível aumento da carga tributária sobre veículos elétricos e híbridos com a retomada do Imposto de Importação sobre esses veículos.
Além de tornar os carros elétricos e híbridos mais competitivos, essa medida pode ser uma forma de São Paulo incentivar a redução da emissão de gases poluentes e se tornar um estado mais sustentável. A adoção de veículos elétricos e híbridos pode contribuir para essa meta, além de estimular novas tecnologias e soluções para o setor automotivo.
Apesar de ainda não estarem disponíveis detalhes sobre como será implementada essa isenção do IPVA para os carros elétricos e híbridos em 2024, é importante aguardar por mais informações antes de avaliar completamente essa medida.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
