NEVS Emily GT é outro sedan esportivo elétrico que quer enfrentar o Tesla Model 3
A empresa chinesa NEVS, que comprou a Saab em 2019, apresentou ao mundo um novo sedã esportivo elétrico chamado Emily GT. Esse carro elétrico foi criado do zero em apenas 10 meses e tem uma história trágica e interessante. O projeto começou no ano de 2019 na cidade de Trollhattan, onde a Saab foi criada. A NEVS continuou trabalhando no projeto e chegou a desenvolver uma versão totalmente elétrica do sedan 9-3 que passou a ser montado na China. O projeto Emily GT foi liderado pelo ex-chefe de design da Saab, Simon Padian.
De acordo com as informações do Carup e do Saab Planet, cerca de 350 engenheiros e técnicos trabalharam juntos para criar seis protótipos funcionais desse carro elétrico, utilizando quatro motores elétricos internos que chegam a desenvolver uma potência combinada de 480 cavalos-vapor (HP). Uma versão subsequente foi projetada para oferecer 653 HP e impressionantes 1.617 libras-pé (2.200 Newton-metros) de torque.
O Emily GT foi projetado para suportar uma bateria grande de 175 kWh, que possibilitaria uma autonomia máxima de mais de 620 milhas (1.000 quilômetros). Entretanto, os protótipos estão usando atualmente uma bateria de 52 kWh retirada do Saab 9-3 elétrico mencionado anteriormente.

O protótipo do Emily GT parece muito promissor, com um interior luxuoso e uma aceleração de 0-62 milhas por hora (0-100 quilômetros por hora) em apenas 4,6 segundos. Se chegar à produção, ele seria um competidor forte para o Tesla Model S. Christian von Koenigsegg, que é especialista em carros esportivos, ficou impressionado com a forma como os protótipos dirigem.
Infelizmente, o projeto Emily GT e a NEVS estão em maus lençóis. A NEVS, apoiada pelo Evergrande, um gigante imobiliário chinês envolvido em um dos maiores escândalos financeiros da Ásia, foi colocada em hibernação e todo o trabalho de desenvolvimento foi interrompido. Segundo Peter Dahl, diretor do programa na NEVS, “o projeto está cerca de 1,5 anos de poder ir para produção.
Tudo está no lugar para levá-lo mais adiante na produção. Os protótipos são completamente dirigíveis, exceto pela falta dos sistemas de airbag e freio automático”. Com isso dito, parece que a propriedade intelectual relacionada ao projeto, bem como todos os seis protótipos, estão à venda, então há esperança para este interessante projeto sueco. Nas mãos certas, ele poderia voltar como um EV elegante e esportivo sob uma marca diferente.
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