BOMBA: Toyota admite ter fraudado teste de colisão lateral do novo Yaris

A montadora Toyota admitiu na última sexta-feira (28) que a sua marca de carros de baixo custo, a Daihatsu, manipulou os testes de colisão lateral em cerca de 88 mil unidades do modelo Toyota Yaris Sedã, produzido na Tailândia, e da variante Perodua Axias, vendida na Malásia. De acordo com a investigação, a fraude foi realizada por meio da alteração das portas dos carros para minimizar o risco de que o interior pudesse quebrar no impacto, prejudicando os ocupantes durante o acionamento do airbag lateral. Essa modificação só foi feita nos carros submetidos aos testes de homologação e não nas unidades para venda.

Em declaração pública, o chairman da empresa e ex-CEO, Akio Toyoda, afirmou que uma investigação detalhada será realizada para entender o ocorrido e garantir que algo semelhante não aconteça novamente. Segundo informações do Motor1,ele ainda destacou que a Toyota nunca recebeu informações sobre acidentes ou ferimentos relacionados à colisão lateral.

BOMBA: Toyota admite ter fraudado teste de colisão lateral do novo Yaris
BOMBA: Toyota admite ter fraudado teste de colisão lateral do novo Yaris

Após uma denúncia interna, a Daihatsu interrompeu as entregas do Yaris e Axias afetados pela fraude. Das 88 mil unidades afetadas, cerca de 76 mil eram do modelo Yaris destinado ao México, Oriente Médio e Tailândia, enquanto as outras eram do Perodua vendido na Malásia. A Daihatsu informou as autoridades regulatórias sobre a situação e conduzirá novos testes de segurança sob supervisão antes de retomar as vendas.

Embora a fraude não afete o Yaris nacional produzido em Sorocaba (SP), a crise é um golpe duro para a Toyota, que enfrenta dificuldades para aumentar a produção devido à falta de semicondutores e expandir sua oferta de VE em alguns mercados. A marca tem perdido espaço para outras fabricantes e agora enfrenta uma batalha para recuperar a confiança dos consumidores.

Para isso, a Toyota deve se esforçar para garantir que suas práticas atendam aos padrões éticos e regulatórios. Akio Toyoda destacou que a empresa está comprometida em investigar as verdadeiras intenções da Daihatsu e trabalhar sinceramente para evitar futuros incidentes.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário