3 motivos para não colocar rodas e pneus maiores em seu carro (seja ele elétrico ou não)

Se você está procurando por um novo carro ou um veículo elétrico, é comum notar que alguns modelos possuem pneus maiores, dependendo da versão. Isso pode fazer você se perguntar como essas rodas maiores afetam a eficiência de combustível ou a autonomia de um carro elétrico. Aqui estão três razões:

1. Pneus maiores são mais pesados e requerem mais energia para se movimentarem.

A principal razão pela qual as rodas e pneus maiores em um carro reduzem sua quilometragem por litro de combustível é simplesmente física. Quanto maior o conjunto roda-pneu, mais pesado ele será. Como resultado, o cubo do carro precisará de mais energia para colocar as rodas em movimento, prejudicando assim a eficiência de combustível do carro ou sua autonomia elétrica.

2. Pneus maiores são mais largos, criando mais resistência ao vento em alta velocidade.

Uma configuração maior de roda e pneu não apenas tem um diâmetro maior, mas também é mais largo. E embora essa largura possa fazer com que o carro pareça melhor porque a roda fica alinhada com o pára-lama, ela também cria mais resistência ao vento. Enquanto o carro está em movimento, a resistência ao vento o torna menos aerodinâmico, o que por sua vez prejudica sua eficiência de combustível.

3 motivos para não colocar rodas e pneus maiores em seu carro (seja ele elétrico ou não)
3 motivos para não colocar rodas e pneus maiores em seu carro (seja ele elétrico ou não)

3. Pneus maiores têm uma área de contato maior com o solo, criando mais resistência ao rolamento.

Como os pneus maiores têm uma área de contato maior com o solo, eles criam mais resistência ao rolamento. Embora isso possa resultar em melhor desempenho em situações de corrida, já que há mais tração, ele também leva a uma redução na eficiência de combustível ou autonomia elétrica.

Por isso, muitos fabricantes equipam seus carros elétricos e híbridos com pneus de baixa resistência ao rolamento de fábrica. Esses pneus apresentam paredes laterais mais finas, blocos de banda de rodagem mais rasos e compostos de borracha especializados. Esses recursos trabalham juntos para reduzir a energia necessária para girar o pneu, aumentando assim a eficiência do combustível”, explica a Discount Tire.

Embora não haja uma porcentagem definida que um conjunto roda-pneu maior afetará a eficiência de combustível de um carro, os editores da Car and Driver testaram diferentes configurações em um Volkswagen Golf 2010 e observaram uma diferença de dois quilômetros por litro entre as rodas de 15 polegadas e as rodas de 19 polegadas.

No entanto, a diferença pode ser maior dependendo do tipo de pneus utilizados. Um exemplo é o Accord 2023, onde há uma diferença de cinco quilômetros por litro entre as versões. Isso se deve em parte ao tipo de pneus instalados em cada versão pela Honda. De qualquer forma, se uma melhor quilometragem por litro é o que você procura, uma configuração de roda/pneu menor e mais leve é o caminho a seguir.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Fiat Pulse Audace Híbrido: Desconto Imperdível de R$ 16,6 mil para CNPJ

A Fiat preparou uma oferta atraente para o Pulse Audace híbrido neste mês de outubro…

Gabriel Schmoller
Notícias Uber derruba SUVs “da moda”: veja quem foi expulso do Black

Em uma decisão que surpreende motoristas e entusiastas, a Uber decidiu retirar Citroën Basalt e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário