Essas peças não precisam mais ser trocadas nos carros
O site AutoPapo, especializado em automóveis, publicou uma matéria muito interessante sobre as peças de carros que não precisam mais ser trocadas com frequência. Graças à evolução dos processos de manufatura e dos materiais utilizados na fabricação dos carros, muitas peças modernas duram praticamente o mesmo tempo que o próprio veículo.
Segundo o site, é importante respeitar os prazos estabelecidos pelas montadoras para a substituição de algumas peças e realizar a manutenção correta do seu veículo. No entanto, muitas peças atualmente não precisam mais de manutenção constante devido às mudanças na indústria automobilística.
Abaixo, listamos cinco exemplos de peças que não precisam mais da mesma atenção:
Guia do Conteúdo
1. Correia dentada
Alguns motores modernos, como o 1.0 turbo da Chevrolet ou o 1.0 aspirado da Ford, possuem correia dentada banhada a óleo. Com essa tecnologia, sua durabilidade é praticamente igual à vida útil do motor. É importante respeitar o plano de manutenção do motor e utilizar o óleo com as especificações estabelecidas pela montadora.
2. Iluminação dos faróis
Os faróis de LED têm durabilidade mínima de 15 anos, enquanto as lâmpadas halógenas têm durabilidade média de apenas três anos. Para prolongar ainda mais a vida útil dos faróis LED, é importante manter todo o sistema elétrico do veículo em bom estado.
3. Fluido de direção hidráulica
O fluido de direção hidráulica normalmente já dispensa manutenção constante. Basta checar se ele está no nível correto. Com a massificação dos sistemas de direção elétrica, até mesmo a chance de vazamento e outros problemas relacionados aos componentes do sistema hidráulico estão superados.

4. Escapamento
Com a evolução na produção dos silenciosos e abafadores, novos materiais nessas peças eliminaram a necessidade de trocas ou soldas no escapamento. Portanto, não é raro ver carros com quase 20 anos e seus escapamentos originais.
5. Óleo de caixa de marcha
A troca do óleo de caixas de marcha manuais já foi riscada do plano de manutenção da maioria dos carros novos. A tendência é que o mesmo ocorra com as transmissões automáticas e seus fluidos long life.
Com a crescente popularidade dos carros elétricos, a manutenção automotiva será ainda mais simplificada. Trocas de óleo lubrificante, filtros de ar, óleo e combustível e sistemas de alimentação e ignição serão coisas do passado para os donos desses veículos limpos e sustentáveis. É importante que os motoristas estejam cientes dessas mudanças na indústria automobilística para evitar gastar dinheiro desnecessariamente com peças que não precisam ser substituídas ou reparadas regularmente. Respeitar o plano de manutenção estabelecido pela montadora também ajudará a prolongar a vida útil do seu veículo e garantir sua segurança nas estradas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
