Categorias de CNH: Conheça todos os tipos
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estabelece diferentes categorias de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para garantir níveis de experiência e treinamento distintos para os condutores, além de diferenciar o tipo de motorista que pode conduzir veículos com tamanhos e capacidades diferentes. É importante conhecer as 5 categorias existentes: A, B, C, D e E, além da ACC, que é mais considerada uma autorização do que propriamente uma habilitação.
A categoria A é conhecida como “carteira de moto” e permite a condução de veículos com duas ou três rodas com mais de 50 cilindradas, com ou sem carro lateral. O motorista habilitado nessa categoria fica automaticamente habilitado para a permissão ACC. Já a categoria B permite dirigir veículos com quatro rodas e até 3,5 toneladas de peso bruto, com até 8 passageiros. É permitido acoplar reboques ou semirreboques ao veículo, além de motor-homes que não excedam 6 toneladas ou 9 passageiros.

A categoria C é destinada a motoristas de caminhões e tratores ou quaisquer veículos de carga não articulados que ultrapassem 3,5 toneladas. Habilitados na categoria C também podem conduzir todos os veículos contemplados no tipo B. Já a categoria D é para veículos que excedam o limite de 8 passageiros, como ônibus e vans. Estão incluídos nesta categoria os veículos das categorias B e C. Enquanto a categoria E permite dirigir veículos com acoplamentos com mais de 6 toneladas, além de carros puxando trailers. O motorista da categoria E também pode conduzir veículos das categorias B, C e D.
Para cada nível de CNH, são necessários cumprir requisitos específicos. Por exemplo, para a ACC são necessárias 20 horas de aulas teóricas e 10 horas de aulas práticas, sendo que 4 horas precisam ser em período noturno. Já para o tipo A são necessárias 20 horas de aulas práticas, sendo 4 horas em período noturno. Se o motorista já for habilitado em outras categorias, serão necessárias apenas 15 horas (com 3 horas noturnas).
Lembre-se que cada categoria demanda um tipo de experiência e treinamento específico. É importante realizar exames médicos e psicológicos obrigatórios antes de tirar qualquer habilitação para garantir a funcionalidade dos sentidos, atenção e coordenação motora. Ao entender as particularidades de cada categoria, é possível escolher qual habilitação é melhor para atender às suas necessidades e se preparar adequadamente para ela.
Não perca tempo e comece já a se preparar para conquistar sua CNH. Lembre-se sempre de estar atento às regras do trânsito para evitar problemas como infrações e multas, além de zelar pela sua segurança e das demais pessoas que compartilham as vias públicas brasileiras.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
