Preciso fazer transferência de CNH para outro estado?
A transferência da CNH é obrigatória quando o motorista muda de estado. A Carteira Nacional de Habilitação é um documento que tem validade em todo o território brasileiro, mas deixar de atualizar o cadastro pode ser considerado uma infração leve e passível de multa de acordo com o artigo 241 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A transferência é importante para aumentar a segurança no trânsito, pois permite que os órgãos de trânsito tenham controle sobre onde os veículos e seus condutores estão registrados. Além disso, a transferência serve para manter uma média de condutores registrados e realizar alterações de categoria na CNH.

Para solicitar a transferência da CNH, será necessário entrar em contato com o Detran do município atual da residência do motorista para saber como iniciar o processo. São necessários alguns documentos como original e cópia do RG, CPF e comprovante atual de residência. O valor da taxa de transferência varia de estado para estado.
O processo pode levar até 10 dias para emissão da nova CNH. Após comparecer ao Detran com os documentos solicitados e pagar a taxa, o motorista deve preencher um formulário específico para o serviço de transferência. É possível que seja necessário realizar uma nova coleta de biometria, foto e assinatura do novo documento.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
 
 
 
 
 
							 
							 
							