Financiamento, consórcio ou leasing? Qual a melhor forma de financiar um veículo?

Comprar um carro é o sonho de muitos brasileiros, mas nem sempre é possível pagá-lo à vista. Para ajudar na escolha da melhor opção de financiamento, é importante conhecer as alternativas disponíveis no mercado. As mais conhecidas são o financiamento, consórcio e leasing.

Guia do Conteúdo

Financiamento

É quando uma instituição financeira paga pelo valor do veículo e o comprador passa a dever essa quantia à ela. É possível dar uma entrada e financiar o restante do valor para tentar baixar os juros. O ponto positivo é que o comprador sai da concessionária com o carro em mãos. No entanto, é uma das opções mais caras por causa dos juros.

Consórcio

Funciona como um tipo de financiamento no qual várias pessoas pagam um valor mensalmente e cada pessoa do grupo contemplada por sorteio pode comprar o veículo negociado. Durante o pagamento das parcelas, é possível dar lances para aumentar a chance de conseguir o carro mais rápido. As taxas são atrativas, mas pode demorar até 84 meses para retirar o veículo.

Leasing

Funciona como se fosse um aluguel do veículo. A instituição financeira compra o carro e aluga ele para você por meio de parcelas que costumam ser mais baixas. Assim que termina o período do leasing, é necessário quitar o valor para poder ficar com o carro.

Financiamento, consórcio ou leasing? Qual a melhor forma de financiar um veículo?
Financiamento, consórcio ou leasing? Qual a melhor forma de financiar um veículo?

Para decidir qual é a melhor opção de financiamento, é importante avaliar as taxas cobradas, a renda do comprador e o tempo disponível para retirar o veículo. As taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras podem ser consideradas abusivas, portanto é importante estar atento à taxa Selic informada e se a instituição utiliza juros compostos ou juros sobre juros.

Além disso, o comprador deve pesquisar várias instituições financeiras antes de fechar qualquer contrato de financiamento, buscando informações em órgãos de proteção ao consumidor e evitando exceder 15% do seu salário no pagamento das parcelas.

Resumindo, escolher a melhor opção de financiamento depende da situação financeira de cada pessoa. O importante é conhecer todas as alternativas disponíveis no mercado para tomar a decisão mais adequada às suas necessidades e evitar que esse momento tão especial se torne um pesadelo financeiro.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Novo Arrizo 8 surpreende com mudanças e pode alterar planos no Brasil

O novo Chery Arrizo 8 voltou a ganhar destaque após a revelação das imagens oficiais…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário