Rodízio de trânsito: quais cidades no mundo têm restrição, assim como SP?
O rodízio de veículos em São Paulo completa 25 anos em 2022 e é uma medida adotada por grandes metrópoles do mundo para combater os congestionamentos e a poluição. A restrição é feita conforme o dígito final da placa e impede que os carros circulem nos horários de pico da manhã (das 7h às 10h) e da noite (das 17h às 20h).
Pequim, na China, adota desde 2008 uma proibição temporária de circulação pela cidade das 7h às 20h nos dias úteis. Em Bogotá e Medellín, na Colômbia, a restrição funciona das 6h às 20h sem intervalos no horário determinado. Já em Santiago, no Chile, o rodízio existe desde 1986 e permite que os carros em dia com a manutenção tenham o “selo verde” para circular sem restrições e os demais modelos só possam circular durante dois dias da semana conforme a placa.
Em Manila, nas Filipinas, há restrição de circulação feita conforme o final das placas dos veículos entre as 7h e 10h e das 15h às 19h. Atenas, capital da Grécia, possui revezamento entre os finais de placas pelas ruas nos dias pares e ímpares com restrições no horário das 7h às 20h nas segundas até quintas-feiras; nas sextas-feiras o período vai até as 15 horas. Londres já estudou implantar o rodízio municipal de veículos durante as Olimpíadas de Londres em 2012, mas optou pelo modelo de pedágio urbano adotado desde 2003.

É importante ressaltar que cada cidade adota uma abordagem diferente para resolver o problema dos congestionamentos e da poluição. Em Bogotá, a separação dos carros acontece entre placas ímpares e pares no horário determinado, enquanto em Atenas o revezamento ocorre entre dias pares e ímpares durante a semana. Em Londres, há um modelo de pedágio urbano durante os dias úteis das 7h às 18h.
O rodízio de veículos é uma estratégia importante para conter os níveis elevados de poluição nas grandes metrópoles do mundo e contribuir para a qualidade de vida dos cidadãos. Cada cidade adota uma medida específica, mas todas têm algo em comum: a preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos cidadãos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
