A única coisa pior do que uma tela de infoentretenimento é não ter uma
A revista Car and Driver publicou em sua edição de maio de 2023 uma matéria sobre a era Screenozoic, que é o período em que os sistemas de entretenimento automotivo vão além do som. O destaque da reportagem é o BMW X7 de 2023, que é controlado pelo sistema iDrive, utilizando telas sensíveis ao toque. No entanto, alguns compradores questionam se não seria melhor ter um botão para gerenciar tais recursos.
Diante desse questionamento, a revista solicitou a criação de uma versão sem touchscreen para a cabine do X7. Foi encontrada uma solução através das luzes interiores, que oferecem 15 opções diferentes de cores e 11 níveis de brilho para ajustar a luz ambiente e dos destaques. Além disso, é possível personalizar a suspensão, direção e trem de força por meio de interruptores ou mostradores.

As grandes telas são ideais para navegação, o que fica evidente quando se desdobra um mapa de papel ou se fixa um Post-it com pontos de referência escritos à mão no console. É possível salvar seus destinos favoritos com um marcador. No entanto, a eliminação da tela sensível ao toque exigiria a inclusão de interruptores individuais para alertas de colisão frontal e tráfego transversal traseiro, monitoramento de pontos cegos, mitigação de colisões traseiras e mudanças automáticas de faixa.
A revista conclui que, mesmo com essa solução para quem não quer utilizar telas sensíveis ao toque em seu carro, talvez a maioria dos consumidores ainda prefira o uso dessa tecnologia, mesmo que isso signifique lidar com marcas digitais deixadas pelas impressões digitais dos dedos na superfície da tela.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
