Concessionários Peugeot e Citroën questionam a qualidade dos carros e Stellantis não se posiciona
As associações de concessionários da Peugeot e Citroën enviaram notificações para as marcas francesas a fim de obter uma resolução definitiva para os problemas recorrentes. Segundo as associações Abracop e Abracit, a falta de peças, qualidade baixa dos produtos e má reputação no site Reclame Aqui têm prejudicado o trabalho das concessionárias, gerando insatisfação entre os clientes.
No documento redigido pelas associações e destinado ao presidente da Stellantis América do Sul (grupo automotivo que controla as duas marcas), as entidades ameaçam entrar na Justiça caso as reclamações não sejam resolvidas e as empresas não assumam total responsabilidade pelos defeitos apontados.
De acordo com o texto, uma das reclamações das associações é que os indicadores de qualidade são levados em consideração pela Stellantis no pagamento de valores adicionais por performance. Além disso, a insatisfação dos clientes chegou ao ponto de entrarem com medidas judiciais contra as concessionárias, amparados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Outro problema alvo de reclamações é o trabalho desarmônico com o departamento de Customer Care (cuidado com o cliente) para o empréstimo de carros reservas para os clientes. Segundo a carta, a concessionária segue o prazo para entrega do veículo reserva informado pelo Customer Care e anuncia para o cliente, mas na data reservada o carro não se encontra na loja. Esses problemas acabam estourando prazos legais conforme preconiza o CDC (Código de Defesa do Consumidor) para solucionar problemas em garantia.
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Problemas com peças de reposição do C3 e reconstrução da imagem das marcas
A carta destinada à Stellantis também menciona que a Citroën não fornecia a contento as peças de reposição para o C3, primeiro lançamento da nova fase da Citroën no Brasil. Isso colocava em xeque a qualidade de um veículo recém-lançado, prejudicando a reconstrução da imagem das marcas perante os clientes.
As associações cobram no documento que todos os problemas apontados sejam resolvidos urgentemente e que a Stellantis se responsabilize pelos defeitos de fabricação em seus veículos, bem como pelas ações movidas pelos consumidores contra as concessionárias. A notificação estipula o prazo de dez dias para a resposta do representante legal das marcas. Caso as reclamações não sejam resolvidas, as associações afirmam que tomarão todas as medidas judiciais possíveis.
O triângulo de relações entre clientes, montadoras e concessionários tem casos de atritos há muito tempo, que inclusive precedem a constituição do grupo Stellantis. Quando as marcas Peugeot e Citroën ainda eram conhecidas como PSA Peugeot Citroën, a própria diretora da Peugeot assumiu um compromisso público de qualidade junto aos clientes. Nessa época foi lançado o programa Peugeot Total Care, que tinha como objetivo melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas concessionárias. No entanto, as reclamações continuam a ser uma constante no setor automotivo brasileiro.
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